quarta-feira, 6 de junho de 2018

PROJETO NATICK - UM DATA CENTER DA MICROSOFT NO FUNDO DO MAR

A Microsoft afundou um data center no litoral da Escócia  para testar novas formas de diminuir o consumo de energia de servidores. A ideia é encontrar um novo jeito de refrigerar data centers e, assim, diminuir os custos com energia elétrica - é o Projeto Natick.

Data centers consomem muita energia, não apenas para alimentar as máquinas, mas como elas geram muito calor,  exigem grandes sistemas de refrigeração, o que acaba aumentando os gastos com energia.
Em 2015 a Microsoft começou a testar data centers submersos para fazer com que a água do mar substitua os sistemas de refrigeração - naquele ano, um data center ficou submerso por 5 meses no litoral da Califórnia; agora, a empresa vai avançar com os experimentos e pretende manter o data center escocês submerso por 5 anos; são  864 servidores com  capacidade de armazenamento de 27,6 petabytes - o suficiente para guardar cerca de 5 milhões de filmes.

A energia elétrica usada pelo datacenter virá da rede pública das ilhas Orkney (dez mil habitantes), próximo das quais o equipamento foi instalado; essa rede é toda suprida por energia eólica. Além disso, o datacenter é provido de geradores experimentais de energia acionados pelo movimento das marés e das ondas do mar. 

Veja aqui um vídeo mostrando a colocação do data center no fundo do mar