quarta-feira, 20 de junho de 2018

FALANDO DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA

Aprendizado de máquina (AM, em inglês, machine learning) é um subcampo da ciência da computação que foi definido em 1959 por Arthur L. Samuel  como o "campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados para isso". Samuel  (1901 - 1990)  foi um pioneiro nos campos dos games e inteligência artificial, além da  AM propriamente dita; seu  Game of Checkers  é provavelmente a primeira aplicação de AM em todo o mundo.

AM se   baseia na ideia de que sistemas podem aprender com grandes volumes de dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana; sua utilização se torna viável graças à evolução das tecnologias ligadas à computação e às telecomunicações, que permitiram a reunião de grandes volumes de dados e a utilização de algoritmos capazes de viabilizar ferramentas de AM. 

Neste vídeo, o Prof. Leandro Nunes de Castro, da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos fala acerca do assunto.