segunda-feira, 11 de junho de 2018

SERÁ QUE A TECNOLOGIA VAI ACABAR COM O EMPREGO DOS PILOTOS DE CAÇA?


Há um certo glamour envolvendo os pilotos de caça: o filme Top Gun foi um sucesso imenso e está ganhando uma continuação; dessa área vem os comandantes de quase todas as forças aéreas do mundo etc. Consta que esses pilotos frearam o desenvolvimento de drones nos Estados Unidos com medo de perderem seu status de "cavaleiros do ar", sendo substituídos por um operador confortavelmente instalado a milhares de quilômetros do local onde as aeronaves operariam. Para as forças aéreas, essa situação seria interessante: menos baixas, menos peso para transportar a bordo (peso do piloto, assento, paraquedas, sistemas de oxigênio etc). 

Mas notícias vindas da China parecem estar alterando esse cenário, e o piloto galã (embora a maioria dos pilotos de caça sejam baixinhos por conta do espaço disponível nos aviões), usando um cachecol de seda, pode estar com seus dias contados: foram divulgadas imagens do drone de caça  Dark Sword (Espada Escura), que deve privilegiar   velocidade e agilidade sustentadas, características fundamentais dos caças - provavelmente voará perto de Mach 2, duas vezes a velocidade do som, cerca de 2.400 km/hora.

Especialistas ocidentais dizem que o avião "pode ser um pesadelo para os americanos", na atualidade os grandes rivais dos chineses em termos militares.
.