segunda-feira, 25 de junho de 2018

INTELIGÊNCIA ESTENDIDA – UMA NOVA VISÃO SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Desde que em meados da década de 1950 o professor John McCarthy criou o termo “Inteligência Artificial” (IA) o tema vem trazendo preocupações, em especial com os níveis de desemprego que poderá gerar e com a possibilidade de criação de uma “superinteligência” que acabaria por controlar ou até mesmo exterminar a raça humana. Há muitas vezes um sentimento de “máquinas versus humanos”.

Agora surge uma nova visão acerca do tema: começa a tomar corpo o conceito de EI ou XI, do inglês “Extended Intelligence” (Inteligência Estendida” – a ideia é usar a tecnologia como uma ferramenta para promover o bem comum e não para tornar uns poucos mais ricos e poderosos.

O conceito vai ser promovido por uma entidade recém-criada pelo MIT Media Lab (laboratório de pesquisa do Massachusetts Institute of Technology) e pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), tradicionalíssima instituição que reúne profissionais da área – consta ser a organização que tem o maior número de associados em todo o mundo.

A entidade denomina-se Council on Extended Intelligence (https://globalcxi.org) e tem como sigla CXI, pretendendo reunir pessoas que compartilhem desses ideais.

Sem dúvida, uma ideia que merece ser divulgada