O Air Force One é o Boeing 747 muito modificado que serve ao Presidente dos Estados Unidos.
Em realidade são dois aviões e a expressão "Air Force One" é o call sign, a forma como esses aviões são chamados pelo pessoal envolvido em sua operação - em realidade, são dois aviões iguais.
Esses aviões são bastante antigos, e havia um projeto da Boeing para substitui-los por dois novos, projeto esse que foi cancelado por Donald Trump por razões econômicas - e, por que não, para fazer alguma demagogia junto aos eleitores ao dizer que estava economizando mais de US$ 4 bilhões.
Há muita polêmica sobre o assunto, alguns acham que os aviões devem ser substituídos, outros são de opinião diferente, mas como os aviões são antigos, a necessidade e os custos de manutenção crescem rapidamente.
Uma das coisas que vai ser feita imediatamente nos dois aviões atuais é a troca dos refrigeradores de bordo, a um custo de "apenas" US$ 23.657.671,00 - o projeto está sendo iniciado agora.
Mas não são duas geladeirinhas quaisquer: elas tem capacidade de 70 pés cúbicos ou quase 2.000 litros.
As geladeiras dos aviões terão capacidade para armazenar cerca de 3.000 refeições - a ideia é que o Air Force One esteja preparado para ficar no ar indefinidamente, reabastecido por aviões tanques - é uma verdadeira Casa Branca voadora.