A companhia ferroviária japonesa JR East começará a testar em 2019 um novo modelo de trem-bala, o Shinkansen, capaz de alcançar 360 km/h.
O modelo, batizado Alfa-X, será a base para uma nova geração de trens-bala que a companhia pretende colocar em operação em 2030; seu primeiro protótipo contará com dez vagões.
E5 Hayabusa |
O Alfa-X superará a velocidade dos atuais Shinkansen, dentre os quais os mais rápidos são os da série E5 Hayabusa, empregados na linha que conecta Tóquio com a região de Tohoku (norte) e que alcançam 320 km/h.
Chuo Shinkansen |
Por outro lado, a JR Central, pertencente ao mesmo grupo que a JR East, está desenvolvendo um trem de levitação magnética (maglev), que iniciará seu serviço comercial em 2027, sendo chamado Chuo Shinkansen e circulará a mais de 500 quilômetros por hora, unindo inicialmente Tóquio com Nagoya (centro de Japão) e posteriormente será ampliada até Osaka (oeste).
E aqui na região, os 65 quilômetros que unem Jundiaí a São Paulo são percorridos em cerca de duas horas e meia, gastando-se na viagem o mesmo tempo que se gastava em 1867, quando o trecho foi inaugurado.