quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Nissan Leaf 2018 não tem pedal de freio

Lançado em 2010, o Nissan Leaf é atualmente o carro 100% elétrico mais vendido do mundo. Seu modelo 2018 traz alterações de design e algumas mudanças significativas em termos tecnológicos - a ideia é competir com o Chevy Bolt e o Tesla Model 3.
A principal novidade é o que a Nissan chama de e-Pedal; esse pedal é um acelerador, mas que também obedece a comandos para desacelerar, brecar e segurar o carro -  a empresa o define como “revolucionário”.
Outra novidade em termos de tecnologia é o ProPilot, que permite a condução autônoma (sem interferência do motorista) em estradas, mantendo o carro na faixa e acompanhando a velocidade do carro da frente;   o ProPilot não faz ultrapassagens e acessos a outras vias quando operando de modo autônomo - isso ainda será tarefa do motorista.
A bateria também mudou: agora tem   40 kWh, o que dá ao carro autonomia de quase 400km; em comparação com sua versão anterior, o Leaf 2018 tem 40% mais alcance e é 37% mais potente. Para recarregar a bateria são necessárias 16 horas em tomadas de 3kW e  8 horas em tomadas de 6kW.
Em outubro, as vendas do Leaf começam no Japão; até o fim de 2017  chega ao mercado americano e canadense e em 2018 à Europa.