quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Empresas começam a usar WhatsApp para atender clientes

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo. 

Criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton, foi vendido para o Facebook em fevereiro de 2014 por cerca de US$ 20 bilhões - tem hoje mais de um bilhão de usuários.  

Quando a Facebook pagou essa fortuna por uma empresa que não havia faturado absolutamente nada, o mundo se interrogava: por que o Face gastou tudo isso? Seria para impedir o avanço de outros potenciais concorrentes ou havia alguma estrategia oculta?

Agora parece que as coisas estão ficando claras: o Face pretende que o WhatsApp se torne uma ferramenta de comunicação entre empresas e seus clientes.

A ideia é permitir que consumidores conversem com empresas - sejam elas pequenas empresas locais ou gigantes multinacionais. Entre os primeiros a testar a ferramenta para esse fim, está o grupo  Itaú Unibanco, que será a primeira instituição financeira a participar do projeto. Em comunicado, o banco afirma que começará permitindo que clientes Personnalité Digital interajam com a instituição. Haverá expansão no uso do recurso para clientes de outras modalidades de forma gradual.

Diferentemente do próprio Facebook e de outros produtos do grupo, o WhatsApp não deve buscar dinheiro por meio de anúncios - em entrevista ao Wall Street Journal, executivo do Face afirma que alguns recursos do app para empresas devem ser pagos no futuro, começando a gerar receita. 

Esse início dos testes acontece, além de no Brasil, em países europeus, na Índia e na Indonésia. A companhia aérea holandesa KLM, por exemplo, é outro parceiro nesse momento. Usuários terão que permitir que sejam contatados pelos perfis de empresas, avisa o WhatsApp. O passo é importante para não afugentar usuários ao se criar uma plataforma de spams.

Para que a comunicação entre empresas e clientes funcione bem, o WhatsApp lançou o selo de conta verificada. O princípio é bem parecido ao aplicado em redes sociais: a verificação garante que o perfil pertence à empresa - uma medida importante contra fraudes no app.

É ainda mais tecnologia aplicada à nossa vida diária.