quinta-feira, 18 de maio de 2017

ISSO É QUE É DRONE!!!!!

Com  frequência temos ouvido falar em drones, aviões controlados remotamente que podem ser utilizados para inúmeros fins, desde vigilância contra ataques ao meio ambiente e combate ao crime, como para fins militares – tem sido utilizados intensivamente pelos americanos no Afeganistão.


Quando ouvimos falar deles, quase sempre os associamos a aviões pequenos, como os aeromodelos controlados por rádio; isso quase sempre é verdade.

Mas agora, os americanos se superaram:  estão transformando aviões de caça F-16, que vem sendo utilizados por eles há cerca de 35 anos, em drones – a ideia é que, controlados remotamente, sejam utilizados na instrução de pilotos de caça, quer fazendo o papel de adversários, quer servindo simplesmente como alvos.


Quem deve estar morrendo de inveja são os nossos pilotos da FAB, que com a desativação dos Mirage, terão que se contentar com os F-5, que apesar de modernizados, entraram em operação em 1962 – o último lote deles que chegou à FAB foi comprado de segunda mão da Jordânia...