domingo, 7 de maio de 2017

BASIC - HÁ 53 ANOS, O INÍCIO DE UMA NOVA ERA

Na madrugada do dia 1º de maio de 1964, dois professores do Dartmouth College rodaram o primeiro programa na nova linguagem que vinham construindo: o Basic.

Os professores John G. Kemeny e Thomas E. Kurtz vinham tentando desenvolver uma ferramenta que facilitasse o ensino e o uso de computadores pelos seus alunos de graduação; as linguagens disponíveis para esse fim, naquela época, especialmente o Fortran e o Algol, eram muito complexas.

Os dois professores começaram a trabalhar no assunto em 1956, tendo criado inicialmente uma linguagem que chamaram Dartmouth Simplified Code, ou Darsimco; a seguir, surgiu a Dartmouth Oversimplified Programming Experiment, ou Dope. Insatisfeitos, continuaram suas pesquisa, até chegarem ao que chamaram Beginner's All-Purpose Symbolic Instruction Code, ou Basic.

Por volta das 4 horas da manhã daquele dia, compilaram o primeiro programa em Basic, utilizando o “mainframe” General Electric GE-225 da escola. Os princípios básicos que guiram o projeto, previam que a ferramenta deveria ser: 

·facilmente utilizada por iniciantes

·de uso geral

·estruturada de forma a permitir que fossem incorporadas features mais complexas sem que o uso por iniciantes fosse prejudicado

·interativa

·capaz de gerar mensagem de erros facilmente entendidas pelos usuários

·de processamento rápido 

·utilizável sem que os programadores conhecessem o hardware ou o sistema operacional.

Um programa em BASIC tradicional tem suas linhas numeradas, sendo padrão usar números de 10 em 10 (o que facilita a posterior introdução de linhas intermediárias, se necessário). Os comandos são poucos, simples e facilmente compreensíveis na língua inglesa (INPUT, IF,...). Um programa que imprime todos os números pares entre A e B, entrado via teclado, poderia ser escrito como:

10 INPUT A,B
20 FOR I=A TO B STEP 1
30 IF MOD(I,2)>0 THEN 50
40 PRINT I
50 NEXT I
60 END

Fiéis aos seus objetivos educacionais, Kemeny e Kurtz passaram a distribuir o software gratuitamente; rapidamente professores e estudantes de Dartmouth e de outras escolas passaram a utiliza-lo; mais tarde, em 1975, Paul Allen e Bill Gates lançaram uma versão que seria utilizada por computadores pessoais.

Mas Kemeny e Kurtz continuaram inovando: em 1964, um time de estudantes de Dartmout liderado por eles lançou o DTSS - Dartmouth Time-Sharing System, o primeiro sistema time-sharing a ser utilizado em larga escala, tendo permanecido em uso até praticamente o ano 2000. Provavelmente existem mais variações de BASIC do que de qualquer outra linguagem de programação.

Kemeny era realmente um revolucionário: foi presidente (diretor) de Dartmouth de 1970 a 1981; em 1972, tornou-a uma instituição que passou a aceitar estudantes do sexo feminino, o que não acontecia desde a fundação da escola, em 1769.

Dartmouth tem cerca de 6,5 mil estudantes, dos quais cerca de 4 mil na graduação; faz parte da Ivy League, um termo que compreende 8 escolas americanas de elite que se caracterizam pelo alto nível de ensino e pelo rígido processo de seleção de alunos; dentre essas escolas estão Harvard, Princeton e Yale. No ano de 2010, o jornal norte-americano U.S News & World Report indicou Dartmouth como a melhor instituição de graduação dos Estados Unidos.