quarta-feira, 10 de maio de 2017

EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E CONTEÚDO

Neste momento em que se fala tanto em empreendedorismo e em que vivemos num ambiente de mudanças tecnológicas constantes, é oportuno lembrar um pioneiro que viveu em tempos semelhantes (embora a palavra empreendedorismo ainda não existisse), aproveitando tecnologia que surgia para construir grandes redes e revolucionando a mídia e a vida cotidiana das pessoas, de forma análoga à que a Internet vem fazendo hoje.
David Sarnoff nasceu na Rússia em 1891, tendo sua família logo imigrado para os Estados Unidos. Órfão de pai começou a trabalhar muito cedo, como jornaleiro, para ajudar a sustentar sua família. Aos 15 anos, comprou um aparelho de telegrafia e aprendeu o código Morse, o que o ajudou a ser contratado como contínuo pela Marconi Wireless Telegraph Co., tendo sido promovido a telegrafista em 1908 – os telegrafistas eram profissionais de elite, mas que foram substituidos pelo avanço tecnológico: equipamentos de rádio em um primeiro momento, telex depois e outras tecnologias praticamente eliminaram sua necessidade.
Como acontece às vezes, Sarnoff estava no local certo e na hora certa:  na noite de 14 de abril de 1912 estava de plantão e recebeu uma mensagem que se tornou famosa: "SS Titanic ran into iceberg, sinking fast" (SS Titanic bateu em iceberg, afundando rápido). Sarnoff permaneceu em seu posto pelas próximas 72 horas, transmitindo para o mundo as mensagens que chegavam dos navios de socorro - dizem que essa história não é verdadeira, que nessa época Sarnoff já tinha funções de chefia na empresa, mas como dizem os italianos, "se non è vero, è ben trovato...".  
As habilidades e a capacidade de empreender de Sarnoff fizeram-no subir rápidamente: em 1915 ele sugeriu à empresa a criação dos antecessores dos atuais aparelhos domésticos de rádio – à época, rádio era assunto principalmente para amadores entusiasmados. Sua idéia foi considerada inviável do ponto de vista comercial – consta que executivos da empresa teriam dito: "a caixa de música sem fio não tem nenhum valor comercial. Quem pagaria para ouvir uma mensagem enviada a ninguém em particular?".
Mas, ele teve outra oportunidade. Em 1919, a General Electric comprou a Marconi e formou a RCA (Radio Corporation of América) e Sarnoff foi à luta: para criar uma massa crítica de ouvintes dispostos a comprar seus rádios, era necessário criar estações comerciais, que veiculassem música, notícias e esporte; em 1921, ele conseguiu transmitir a luta Jack Dempsey versus Georges Carpentier, pelo título mundial de boxe - os rádios da RCA fizeram sucesso: 300.000 pessoas ouviram a transmissão e em três anos  mais de um milhão de aparelhos foram vendidos com o nome comercial de “Radiola”.   Mas era preciso mais: em 1926, já como um dos principais executivos da RCA, formou a NBC (National Broadcasting Co.), uma subsidiaria que criaria um grande número de emissoras, gerando ainda mais compradores para os aparelhos; a NBC foi a primeira rede comercial de rádio.
Outra amostra de sua genialidade: os gramofones estavam sendo substituídos, desde 1906, por equipamentos com alto-falantes internos, fabricados pela Victor Talking Machine Co. e comercializados sob a marca “Victrola”;  Sarnoff promoveu a fusão das empresas (surgia a RCA-Victor) e das tecnologias, juntando o rádio e o toca-discos num só móvel e criando os antepassados dos atuais aparelhos de áudio. Ficou famoso o logo da companhia, mostrando um cachorrinho ouvindo a voz de seu dono em um gramofone - "A Voz do Dono" (His master's voice" tornou-se popular também no Brasil.
O sucesso das medidas de Sarnoff levou os investidores à loucura: as ações de RCA chegaram a valer US$ 573,75 cada, até que em 1929 o “crash” da bolsa de New York levou seu preço a US$ 2,25.
Sarnoff tornou-se presidente da RCA em 1930, incentivando pesquisas acerca de televisão, tecnologia que ele já propusera em 1923. Em 1939, quando da inauguração da Feira Mundial de New York, a abertura do “stand” da RCA foi televisionada – era uma nova era que se iniciava, com Sarnoff dizendo que a tecnologia ali mostrada era provisória, que cores, gravação em vídeo, etc., chegariam em breve. A 2a. Guerra Mundial (da qual Sarnoff participou atuando na área de comunicações, chegando a general do exército americano) só permitiu que começassem a ser vendidos os aparelhos domésticos de TV em 1946; em 1951, a NBC começou a transmitir programas em rede nacional.
Enquanto Sarnoff era extraordinário quanto ao entendimento e aplicação da tecnologia, seu grande rival, William Payle, da CBS (Columbia Broadcasting System) era imbatível no que hoje chamamos “conteúdo”; Sarnoff focava na tecnologia, Pailey na programação – e na medida em que tecnologia se tornava uma “commodity” (algo que se podia obter pagando e não investindo em criação), a maior habilidade da CBS em atrair e reter talentos levou-a à vitória no longo prazo: em 1986, cinco anos após a morte de Sarnoff, a General Electric assumiu o controle do grupo RCA, que àquela altura já havia perdido boa parte de seu brilho. 
Hoje a RCA e a NBC são novamente grandes empresas, mas essa já é outra história; o importante é lembrar que talento e dedicação são fundamentais e que a tecnologia, sozinha, não tem grande utilidade.