sábado, 21 de maio de 2016

GOOGLE PRETENDE LANÇAR SMARTPHONE MODULAR

O Google planeja lançar em 2017 um smartphone "modular", que vem sendo chamado pela empresa "Ara", e  que havia anunciado no início de 2015 durante o Mobile World Congress, realizado em Barcelona no início de 2015.  A imagem ao lado ilustra uma visão de 2015, quando se previa que o Ara custaria a partir de US$ 50.

Na data de ontem (20 de maio), o Google informou que o  Ara  estará disponível para os consumidores em 2017 - o anúncio foi feito no último dia do Google I/O, seu evento anual voltado a desenvolvedores, que terão, a partir de setembro, acesso a uma versão  do Ara que lhes permitirá construir aplicativos.

O Ara tem uma estrutura básica, um "esqueleto", sobre a qual o usuário pode acrescentar blocos com diferentes funções, como câmera, sensores, alto-falantes, dependendo de seus interesses.

Quando foi apresentado o protótipo, no evento de Barcelona em 2015, o Google disse esperar criar um verdadeiro ecossistema em torno deste novo modelo, que oferecerá um acesso mais fácil à Internet aos habitantes dos países emergentes.

O site do Ara permite a desenvolvedores juntarem-se à comunidade que vem trabalhando na criação de aplicativos para a nova máquina, que estará disponível em três tamanhos.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

DIMINUINDO OS RISCOS DOS ATROPELAMENTOS


O Google vem desenvolvendo pesquisas objetivando lançar um veículo sem motorista (self-driving car).

Numa linha paralela de pesquisa, obteve nos Estados Unidos uma patente para uma substância adesiva que pretende aplicar sobre a carroceria dos seus veículos autônomos para que, em caso de atropelamento, o pedestre fique grudado no carro, a fim de evitar lesões.

O documento especifica que se trata de uma cobertura especial para o capô e o para-choque da frente do veículo - num caso de atropelamento, a cobertura seria rompida, revelando uma camada adesiva com efeito similar ao do papel "pega mosca", porém adaptada para colar um corpo humano.

"O adesivo adere o pedestre ao veículo, de modo que o pedestre permaneça sobre o veículo até que este pare, em vez de ser lançado para fora do carro, prevenindo um segundo impacto com a via ou outro objeto", diz a patente.

Na solicitação, o Google argumenta que em geral este segundo impacto é o que agrava as lesões do pedestre atropelado - a ilustração abaixo faz parte do pedido de patente:

 

terça-feira, 17 de maio de 2016

O MAIOR AVIÃO DO MUNDO

O Antonov An-225  é o maior avião do mundo: tem 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e pesa 175 toneladas sem carga e combustível. Há um único exemplar em atividade.
Não se trata, do ponto de vista de tecnologia, de algo ligado à vida diária, mas é tão espetacular que julgamos valer a pena falar um pouco sobre ele. 
Transportando o Buran
O Antonov foi originalmente construído para transportar o Buran, o malfadado ônibus espacial soviético que fez apenas um voo (não-tripulado), em 1988. O que ajuda a explicar também as proporções de seu compartimento de carga: 43 metros de comprimento, 6,4 metros de largura e 4,4 metros de altura - tem capacidade para 50 automóveis.
O An-225 e seus "concorrentes"
Com seis turbinas, o An-225 pode carregar até 250 toneladas, uma capacidade de carga muito maior que a de concorrentes como o Boeing 747-800 (140 toneladas) e o Airbus 320 (65).
O avião  fez seu primeiro voo em 1988 e começou a operar no ano seguinte. Os planos de construir mais unidades foram cancelados pelo fim da União Soviética e pelo colapso do programa Buran.
A aeronave foi aposentada em 1994, mas voltou a ser usada sete anos mais tarde, especialmente para transportar equipamentos de muito grande porte e peso. Não tem sido usada apenas para fins comerciais e já serviu em operações humanitárias auxiliando as vítimas do terremoto no Haiti em 2010 e do tsunami de 2011 em Fukuoka.
Mas em uma era marcada pelo aumento na capacidade de navios de carga, não seria mais simples enviar cargas de muito grande porte pelo mar? Os problemas são a relativamente baixa velocidade dos navios e as intervenções necessárias no trajeto entre o porto e o destino da carga, tais como remoção de rede elétrica, passagem sob e sobre pontes e viadutos etc; os custos poderiam ser muito maiores e as operações poderiam demorar muito.    
Quase 100%   dos tipos de carga aérea pode ser transportada por aviões como os Boeings 747, mas sempre existirão problemas que só o Antonov poderá resolver.
Como curiosidade, o  An-225 é chamado Mriya (Мрiя), que significa "sonho" (inspiração) em ucraniano - a fábrica da Antonov que o construiu fica nesse país. 
Ele perde em envergadura para o "Spruce Goose", o hidroavião desenhado pelo milionário americano Howard Hughes e que fez um único voo de teste, em 1947 - tinha quase 98 metros de envergadura. 

Formalmente chamado Hughes H4 Hercules, o Spruce Goose ainda pode ser visitado no museu de Aviação Evergreen, em McMinnville, Oregon, nos Estados Unidos. 

Encerrando, um gráfico comparando algumas dessa aeronaves de muito grande porte: 




segunda-feira, 9 de maio de 2016

PEQUIM TENTA MELHORAR SEU TRÂNSITO COM ESTACIONAMENTOS AUTOMATIZADOS

O trânsito em Pequim é simplesmente horrível: a cidade é imensa, as ruas não dão vazão ao enorme volume de veículos (inclusive motos e bicicletas), a sinalização é deficiente, a poluição muito forte e, principalmente, os motoristas simplesmente ignoram todas as regras.
Começam a proliferar por lá os estacionamentos robotizados, que podem contribuir para melhorar um pouco a situação. O motorista entra em um desses locais e deixa seu carro sobre uma plataforma, que levará o veículo até um local livre.
Mas não é um estacionamento convencional; trata-se de uma estrutura metálica, sem piso ou paredes, com aspecto de um andaime. Levados por plataformas de deslocamento vertical e horizontal, os veículos viajam pelo interior da estrutura até um lugar vago.
Essas estruturas, são fabricadas pela   Yeefung, que já produziu  estacionamentos automatizados suficientes para alojar 220 mil veículos em toda a China e está vendendo a tecnologia (originalmente italiana, mas que a empresa conseguiu baratear) a países como Irã, Rússia, Turquia, Índia e Tailândia, entre outros.
Em Pequim os estacionamentos estão sendo construídos próximos às estações do metrô, que é bastante razoável, com o objetivo de tirar automóveis da cidade.  
O tempo e a simplicidade para estacionar são dois dos atrativos desta nova infraestrutura - nova para a China, embora no Japão este tipo de estacionamento já seja popular -, mas para os motoristas chineses outra vantagem é o preço, pois com  dois iuanes (cerca de R$1,00) é possível estacionar em um deles o dia inteiro, enquanto no centro da cidade são cobrados cerca de 20 iuanes (R$ 20,00).  
Oferecer estacionamentos confortáveis, baratos e de uso rápido pode ser de grande ajuda para resolver os graves engarrafamentos de cidades chinesas como Pequim, que segundo análise feita periodicamente pela empresa holandesa de sistemas GPS TomTom é a 14ª cidade do mundo onde se perde mais tempo dirigindo.
Segundo a lista da empresa, andar de carro em Pequim consome 38% mais tempo do que deveria, uma porcentagem que pode subir para 60% ou 70% nos horários de pico.

Como curiosidade, pode-se afirmar que a situação, apesar de ruim, ainda está longe da Cidade do México, a pior cidade no ranking ode o desperdício de tempo está na casa dos 59%. 

terça-feira, 3 de maio de 2016

COMPUTADORES E CELULARES: PRESERVAR INVESTIMENTOS É A TENDÊNCIA

O New York Times publicou recentemente artigo afirmando que é importante prolongarmos a vida útil de equipamentos de TI e celulares através de manutenção adequada e upgrades, ao invés de pura e simplesmente trocarmos os equipamentos que ficam obsoletos ou apresentam problemas.

É um comportamento baseado na filosofia de anticonsumismo, que parece estar se espalhando: dados da indústria sugerem que os consumidores estão esperando mais para adquirir  novos celulares do que faziam no passado.

Quando os smartphones e os tablets eram muito lentos e limitados em comparação com os computadores, era válido investir em equipamentos novos com frequência.

Atualmente,  os aparelhos móveis se tornaram tão rápidos e potentes que é possível mantê-los por muito mais tempo – exemplo são os computadores, que quase sempre chegando aos  cinco anos ainda funcionam muito bem hoje; estamos agora começando a chegar a esse patamar com os celulares.

A atualização de smartphones e tablets é fácil. Há  dois aspectos importantes que precisam de atenção: armazenamento de dados e capacidade da bateria. Se um dispositivo está quase sem espaço de armazenamento, o sistema operacional fica lento. E se a bateria está quase no fim de seu ciclo de vida, o equipamento vai “morrer” mais rapidamente do que antes.

Como liberar espaço? Para celulares e tablets Android, recomenda-se guardar arquivos pessoais em um cartão de memória removível – isso é especialmente importante no caso de fotos. Isso vai abrir espaço para armazenamento no dispositivo, permitindo que o sistema Android seja executado mais rapidamente. Em iPhones e iPads, a que não se pode conectar cartões de memória, lidar com a gestão do armazenamento é mais complicado.

Outra opção é apagar aplicativos pouco usados ou fazer   backup dos arquivos pessoais, reinstalar o sistema operacional e instalar a menor quantidade de aplicativos possível.

Há a questão da bateria. Toda bateria tem um número de ciclos, ou de vezes que ela pode ser esgotada e recarregada. Em um iPhone ou iPad, é possível checar o número de ciclos usados ligando o equipamento em um Mac e executando o aplicativo gratuito coconutBattery, que mostra as estatísticas das baterias. O site da Apple diz que as baterias perdem cerca de 20% de sua capacidade original depois de 500 ciclos. Para equipamentos com sistema Android, o aplicativo gratuito Battery, da MacroPinch, pode revelar a saúde geral da bateria.

Segundo o NYT, a regra de ouro é trocar a bateria do celular a cada dois anos e a do tablet a cada quatro ou cinco anos. Uma bateria nova custa de US$ 20 a US$ 40, dependendo do aparelho. As baterias dos smartphones Android normalmente podem ser trocadas removendo a tampa traseira; os passos para trocar baterias de iPhone podem ser encontrados em sites como o iFixit.

Infelizmente, no Brasil isso não é tão fácil de fazer, face às características de nosso mercado.

Quanto aos computadores, seu upgrade e manutenção são mais fáceis. As sugestões são trocar os discos rígidos por dispositivos do tipo SSD (Solid State Device), que apesar de terem capacidade de armazenamento menor, carregam os aplicativos mais rapidamente e tendem a apresentar menos problemas mecânicos, por não terem partes móveis.

Também é importante, simples e relativamente barato, instalar a maior quantidade possível de memória, o que tende a deixar a máquina mais rápida.

Outro problema a ser atacado é o da poeira, que pode infiltrar-se no gabinete, afetando partes móveis  e gerando mais calor. A sugestão é tirar a poeira das saídas de ar e ventiladores a cada dois ou três meses.

Em tempos de crise, dólar, e preços altos, vale a pena preservar nossos investimentos. 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

GOOGLE: ENTREGAS VIA DRONES

Uma patente recentemente concedida ao Google sugere como a empresa pode vir a fazer entregas de produtos em domicílio usando drones.
Segundo informações do portal Quartz, o método patenteado prevê que o drone terá um cabo acoplado, que baixará o pacote até o solo -  sensores permitirão ao drone identificar quando o pacote tocou o solo e a entrega foi finalizada.
O que  chama atenção é a forma de interação entre o drone e as pessoas. Segundo a patente, os drones devem emitir mensagens sonoras de alerta, como “Cuidado, afaste-se”, para que pedestres que circulam pela área não toque no cabo. Depois de fazer a entrega, o drone também deve anunciar “Entrega completa”.
Não há certeza  de que o Google irá desenvolver esse tipo de tecnologia nos formatos previstos pela patente. Falando ao portal Quartz, um porta-voz da empresa se limitou a dizer que o Google detém muitas patentes, com os mais diversos tipos de ideias, mas que nem todas elas amadurecem e se convertem em produtos ou serviços.
Como se sabe, o Google tem trabalhado no desenvolvimento de drones há anos, inclusive tendo executivos da organização afirmado que a empresa pode ter um programa de entregas em domicílio por drones em funcionamento até 2017.
O prazo mencionado depende, porém, de que as entidades que supervisionam e disciplinam a prestação de serviços por robôs nos Estados Unidos, consolidem a regulamentação que dispõe sobre as entregas por meio de drones. 

terça-feira, 26 de abril de 2016

ANALISTA PREVÊ FIM DA APPLE POR CULPA DO iPHONE

Ming-Chi Kuo
Continuam as preocupações dos investidores e analistas no que diz respeito às vendas do iPhone 7, que deve ser lançado em breve pela Apple.

De acordo com o cenário traçado pelo analista Ming-Chi Kuo da KGI Securities, parece haver motivos para temer até pela continuidade da Apple no mercado.

Kuo aponta como uma possibilidade nada remota a queda ainda maior das vendas do smartphone da Apple uma vez que, pelo menos de momento, parecem não existir argumentos convincentes que levem os consumidores a comprar o iPhone 7.  

Possível imagem do iPhone 7
Segundo ele, é possível que sejam vendidos apenas 190 milhões desses aparelhos, frente aos 232 milhões vendidos em 2015.

Apesar do tom catastrofista, fontes do mercado afirma que Kuo tem um histórico de sucesso no que se refere a previsões acerca da Apple, o que significa que sua opinião tem que ser levada em consideração; além disso, ele não é o único analista que vem prevendo tempos ruins para a Apple. 

Como dizemos, quem viver verá...

segunda-feira, 25 de abril de 2016

O PRIMEIRO "DRONE CAFÉ" ENTRA EM FUNCIONAMENTO


Para comemorar mais um aniversário da Eindhoven University of Technology, na Holanda, foi aberto o primeiro "Drone Café".
Nela, um drone se aproxima do cliente que acaba  de chegar e apresenta a ele o cardápio, composto por quatro coquetéis - ao apontar para o que deseja, uma câmera que faz parte do drone anota "o pedido". Logo a seguir, outro drone aproxima-se e traz o coquetel,  preso por uma espécie de mão mecânica. 
Foram construídos seis drones, a um custo de cerca de  2.000 euros cada um - o projeto é fruto de nove meses de trabalho de 20 estudantes voluntários, dos quais a maioria interrompeu seus estudos durante um ano dedicando-se exclusivamente ao projeto.
Mas os garçons ainda não precisam ficar preocupados com seus empregos: o café ficou aberto apenas por alguns dias, em comemoração ao aniversário da Universidade - mas que isso pode continuar avançando, pode -  e não haverá taxa de serviço! 

quinta-feira, 7 de abril de 2016

SAMSUNG PATENTEIA LENTE DE CONTATO COM CÂMERA

Os avanços tecnológicos podem criar muitas alternativas para a nossa vida diária e, até mesmo, mudar alguns comportamentos de seres humanos. É o caso de robôs que já executam tarefas domésticas com perfeição e mesmo da tão falada realidade aumentada.
Algumas dessas invenções da tecnologia chegam a ser assustadoras de tão avançadas. Uma lente de contato com uma câmera, por exemplo, é algo que há alguns anos facilmente poderia fazer parte de um roteiro de ficção cientifica. Para a Samsung, no entanto, essa ideia é perfeitamente plausível e faz parte dos seus planos para um futuro próximo.
É o que indica a patente de um projeto de lentes de contato com câmeras embutidas registrada pela gigante na Coreia do Sul. Uma espécie de "Google Glass avançado", o objeto faria com que as informações fosse projetadas diretamente nos olhos dos usuários.
O dispositivo também seria capaz de captar imagens e transferi-las para outros devices a que estiver conectado, como um notebook ou um tablet.
O registro da patente aconteceu em 2014, mesmo ano em que o Google patenteou suas lentes de contato inteligentes que mediriam o nível de açúcar em pessoas diabéticas. Apesar disso, não há nenhuma confirmação de que a empresa estaria de fato trabalhando para tornar o produto real.
Caso isso aconteça, seria um marco no setor de tecnologia wearable, os chamados devices "vestíveis".

quinta-feira, 24 de março de 2016

MAINFRAMES: UMA TECNOLOGIA AINDA MUITO ATUAL

O /360
Chamamos de mainframe a um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de grandes volumes de dados. 

Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais (notebooks, desktops, celulares etc) conectados a ele. 

Embora venham perdendo espaço para os máquinas mais baratas e de menor porte, que em geral tem custo menor, ainda são muito usados em grandes empresas.

O primeiro mainframe de alguma forma similar aos atuais, foi o /360, lançado pela IBM em 1964;  a IBM segue apostando nessa tecnologia com sucesso, como mostra o vídeo, que trata do concurso "Master the Mainframe", dedicado a estudantes da área de Tecnologia da Informação - este vídeo é o terceiro de uma série que está sendo veiculada em todo o mundo e foi locado no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie; foi lançado no Brasil em 23 de março passado.








quarta-feira, 23 de março de 2016

APPLE: DESCARTANDO EQUIPAMENTO ELETRÔNICO DE FORMA AMBIENTALMENTE CORRETA

O descarte ambientalmente correto de equipamento eletrônico inservível é um grande desafio, não só pelo volume de material, mas pela presença de componentes extremamente poluentes presentes nos eletrônicos. 

Apenas a Apple tem mais de um bilhão de seus produtos em uso, o que mostra o muito que há para ser feito na área..
Nesta semana, foi dado um passo muito importante no sentido de superar esse desafio: a Apple apresentou   um robô que pode desmontar um iPhone em 11 segundos.  
Chamado Liam, o aparelho tem 29 braços equipados com ferramentas, como brocas e chaves de fenda, e será usado no programa de reciclagem de componentes da empresa, que visa reaproveitar peças e matérias primas, bem como reduzir o impacto ambiental do descarte de smartphones
Em evento que serviu para apresentar seus novos produtos, o iPhone SE e o iPad Pro de 9,7 polegadas, foi apresentado também o Renew, programa de coleta de iPhones para reciclagem, sendo o Liam parte importante do programa.
Graças à velocidade do Liam, a Apple estima que irá desmontar 350 iPhones por hora,  1,2 milhão por ano.  
Durante o processo, o Liam encaminha os componentes para os seus devidos destinos; os materiais usados na fabricação dos iPhones podem ser vendidos para empresas de reaproveitamento. Dentre os materiais que serão descartados de forma adequada ou reaproveitados, estão   alumínio, cobre, níquel, cobalto e tungstênio.  
No Brasil, os  aparelhos da marca poderão ser descartados nas Apple Stores, as lojas físicas da Apple, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O vídeo abaixo mostra o Liam em ação

segunda-feira, 14 de março de 2016

FAZENDO CERVEJA EM CASA, COM TECNOLOGIA MODERNA

O  South by Southwest Interactive, é um evento onde startups mostram suas ideias e produtos a milhares de visitantes e acontece em Austin, Texas.
Um dos produtos mais interessantes ali exibido foi trazido pela Pico (https://www.picobrew.com/), uma empresa de Seattle: uma máquina completamente automatizada para fazer cerveja em casa.
A engenhoca, chamada Pico Brew custa cerca de 700 dólares e funciona  de forma similar a   uma máquina de café Nespresso: basta comprar uma cápsula do “sabor” escolhido e colocá-la na máquina. As cápsulas são biodegradáveis e podem ser descartadas de forma segura,   pois são feitas de uma resina de cana de açúcar.
O conteúdo da cápsula é misturado à água e fervido sob  alta pressão, após o que o líquido produzido é transferido automaticamente para um barril de cinco litros, onde acontece a fermentação; em cerca de duas horas a cerveja está pronta. Desse  barril a cerveja é transferida para o que a Pico chama de “serving kegs”, barris que o “cervejeiro” pode levar para uma festa, por exemplo
Os “sabores” são cerca de cem, originários de  dezenas cervejarias de pequeno e médio porte; a empresa busca sempre novos fornecedores com novas receitas de cerveja. Já é possível também para o cervejeiro amador, criar suas próprias bebidas e a empresa pretende também lançar versões mais "profissionais" de seus produtos.
Outro toque de alta tecnologia está no fato de a máquina poder ser conectada wi-fi, para que o usuário possa iniciar/acompanhar o processo à distância...

O site da Pico é muito interessante para os cervejeiros amadores. 

quinta-feira, 3 de março de 2016

MAIS RECURSOS NO WhatsApp

O WhatsApp passou a permitir o envio de documentos no formato .pdf ; textos do Word, planilhas do Excel ou apresentações do PowerPoint ainda não podem ser compartilhadas através do aplicativo.  
A novidade foi anunciada há algum tempo, mas começa a chegar aos usuários nesta semana - alguns ainda não tem a nova versão do aplicativo e não podem utilizar esse recurso. 
Para enviar um documento via WhatsApp, basta clicar no ícone de anexos, ao lado do botão de chamadas de voz. Ali existem seis ícones e o primeiro é o "Documentos" - clicando sobre ele, são exibidos os arquivos que podem ser enviados.  
Cada vez mais tecnologia na vida diária...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

TECNOLOGIA AERONÁUTICA: BRASIL CONTINUA FORTE

O Brasil é muito forte em termos de tecnologia aeronáutica. A Embraer é a terceira maior fabricante de aviões para uso civil, perdendo apenas para a Boeing e a Airbus.
A empresa é líder mundial na fabricação de jatos comerciais até 130 assentos e deu mais um passo para a consolidação sua posição ao apresentar o E190-E2, primeiro jato da segunda geração aviões desse porte – seu   voo inaugural está programado para o segundo semestre de 2016, com entrada em serviço prevista para 2018.   
Com investimentos da ordem de US$ 1,7 bilhão, o programa E2 foi lançado em junho de 2013; os jatos terão motores de última geração de alto desempenho que, em conjunto com novas asas aerodinamicamente avançadas, controles de voo totalmente fly-by-wire e avanços em outros sistemas, resultarão em melhoras significativas no consumo de combustível, custos de manutenção, emissões e ruído externo.
Desde o lançamento, já recebeu 640 pedidos, dos quais 267 firmes e de 373 opções e direitos de compra, tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente, a família de E-Jets, como são chamados os aviões dessa linha,  opera para cerca de 70 clientes em 50 países, sendo líder global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de participação de mercado.
Serão construídos  quatro protótipos que serão usados no processo  de certificação; o  E190-E2 terá o mesmo número de assentos do atual E190, podendo ser configurado com 97 lugares em duas classes de serviço, ou 106 em classe única. Além disso, haverá aumento significativo de 800 quilômetros no alcance,  com capacidade cobrir distâncias de mais de cinco mil quilômetros. 
A imagem abaixo dá uma ideia de suas dimensões:

domingo, 21 de fevereiro de 2016

NOVAS TECNOLOGIAS DESAFIAM SEGURANÇA EM AVIÕES

Leisha Chil, da BBC, publicou matéria que se inicia com uma pergunta: você se sentiria confortável voando em um avião de passageiros sem piloto? Essa é uma questão à qual a maioria das pessoas provavelmente responderia com um sonoro "não".
No entanto, muitos especialistas dizem que esta perspectiva pode se tornar realidade dentro de algum tempo, especialmente, considerando-se o avanço no uso das tecnologias de pilotagem incorporadas aos drones. Há, inclusive uma anedota antiga, que na cabine dos aviões haverá um homem e um cachorro; o homem para alimentar o cão e este para impedir que o homem mexa emalgum equipamento...
Mas, à medida que a conectividade nos aviões de torna mais sofisticada, surgem novos desafios, já havendo na indústria aeronáutica quem diga que a ideia de que os computadores de bordo de um avião possam ser "hackeados" não é absurda.
O Boeing da Malaysia
Desde que do voo 370 da Malaysia Airlines sumiu do mapa há quase dois anos, teorias conspiratórias vem circulando sobre a possibilidade de o Boeing 777 ter sido sequestrado remotamente por hakcers. O primeiro ministro da Malasia, Mahathir Mohamed, chegou a mencionar tal possibilidade em um texto que publicou. 
Chris Roberts
O pesquisador de segurança aérea Chris Roberts fez subir a intensidade da discussão quando afirmou que teria conseguido entrar no sistema de computadores de um avião da United Airlines em que viajava, tendo acelerado uma das turbinas, fato que imediatamente passou a ser investigado pelo FBI.
Representantes da indústria desmentem esta possibilidade. "A imaginação de algumas pessoas é fértil", diz David Bruner, da Panasonic Avionics. "Não cremos que isso seja possível atualmente. Mas, ao ficarmos mais sofisticados, teremos que ter maiores cuidados  para garantir que isso nunca aconteça".
Para ilustrar esse nível de sofisticação, basta lembrar que os primeiros   Boeing 737 tinham cerca de 40 mil peças, enquanto um   Aibus A380 tem 4 milhões.
"Trabalhamos há anos em um 'super firewall' que isolará os controles de voo, de forma a garantir que ninguém será capaz de acessa-los do solo ou de outros equipamentos que porventura estejam a bordo", diz Bruner.
Consideradas as transformações tecnológicas por que passa a aviação, tudo indica que esta indústria depende de que seus avanços estejam sempre à frente dos que tentam burlar digitalmente esquemas de segurança. A credibilidade do setor depende cada vez mais de seu pioneirismo.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

AS MULHERES E O ENIAC, O PRIMEIRO COMPUTADOR DE USO GERAL

Em fevereiro de 1946, a manchete da primeira página do
Betty Jenings, Marlyn Wescoff e Ruth Lichterman programando 
The New York Times anunciava: "Electronic Computer Flashes Answers, May Speed Engineering" – algo como “As respostas instantâneas do computador eletrônico podem acelerar os projetos de engenharia”.
O referido computador era o ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer), o primeiro computador de uso geral, com 17.468 válvulas, 7.200 diodos, 1.500 relês, 70.000 resistores, 10.000 capacitores e cerca de 5 milhões de pontos soldados manualmente. Pesava cerca de 27 toneladas, media  2.4 × 0.9 × 30 metros e ocupava uma área de  167m2.
Consumia    150 kW de letricidade e dizia–se  que todas a vezes em que a máquina era ligada, as luzes da cidade de Filadélfia, piscavam.
Os dados entravam via cartões perfurados e os resultados do processamento também eram fornecidos dessa forma; os cartões gerados eram então impressos usando máquinas comerciais como  a  IBM 405.
A construção do ENIAC custou o equivalente a R$ 24 milhões de hoje, e foi encomendada pelo Exército Americano, que pretendia utiliza-lo para cálculos balísticos – foi também utilizado para cálculos relativos a armas atômicas.
Betty Jennings e Fran Bilas operando o ENIAC
Enquanto a quase totalidade do pessoal envolvido com o projeto e construção do hardware era constituída de homens, liderados por John Mauchly e J. Presper Eckert da University of Pennsylvania, o contrario acontecia com o software: predominavam as mulheres, destacando-se entre essas pioneiras da área Kay McNulty, Betty Jennings, Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Fran Bilas e Ruth Lichterman.
Além das dificuldades do pioneirismo – não existiam linguagens de programação e sistemas operacionais e os programas eram construídos através da conexão de cabos em 40 painéis, elas não podiam sequer ver a máquina, que era um segredo militar; quando a imprensa apresentou o ENIAC, algumas dessas programadoras apareceram em fotografias, mas seus nomes permaneceram em segredo, só vindo a público muito mais tarde – foram as primeiras profissionais da programação.  
Apesar desse pioneirismo, o que se observa em todo mundo é uma queda no número de mulheres atuando em TI - segundo, esse número caiu de 40 para 25%, segundo Alaina Percival, que dirige a "Women Who Code" (Mulheres Programadoras), entidade que reune mulheres que atuam na área.