domingo, 18 de agosto de 2024

BOEING 747: UM BEBERRÃO?



Um dos maiores jatos comerciais em operação, o Boeing 747, dependendo do modelo, pode carregar entre 183.000 e 238.000 litros de combustível.

Tudo isso é armazenado em dois tanques nas asas e um tanque central.

Em altitude e velocidade de cruzeiro, o 747 consome cerca de 14 mil litros por hora.

De qualquer forma, considerando que o avião leva, também dependendo da configuração, cerca de 500 passageiros a 800 km/h, o 747 não deve ser considerado um "beberrão".

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

"UNDRESSING" - MAIS UM PERIGO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Vem aumentando rapidamente o número de sites que permitem o "undressing", o seja, a partir da foto de uma pessoa vestida
normalmente, geram imagens fake dessa pessoa totalmente nua - os usuários desses sites podem ser completamente leigos em termos de tecnologia da informação.


O uso dessas ferramentas, que são baseadas em inteligência artificial,  pode gerar enormes prejuízos às vítimas e suas famílias, especialmente do ponto de vista psicológico, de reputação, e, até mesmo, de ordem financeira. 


Para se ter uma ideia do número de sites desse tipo que estão no ar, apenas na cidade de San Francisco a justiça está processando 16 deles, procurando, caso não seja possível bani-los, tornar seu uso arriscado.  

domingo, 11 de agosto de 2024

Motorola StarTAC: um marco na história da telefonia móvel

O Motorola StarTAC foi um marco na história da
telefonia móvel.

Lançado em 1996, foi o primeiro celular com formato flip, aqueles que se abrem como uma concha  e que estão voltando à moda.

Uma das causas de seu sucesso foi o design inovador: compacto e leve, inspirado nos comunicadores da série Star Trek, tornou-se  um objeto de desejo.

Ter um StarTAC era sinônimo de modernidade e status; tornou-se um ícone, aparecendo em diversos filmes e programas de TV. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

INTEL EM GRAVES DIFICULDADES

A Intel é uma das maiores empresas de 
tecnologia do mundo, conhecida principalmente por seus processadores.

Fundada em 1968, a Intel revolucionou a indústria da computação com a criação do primeiro microprocessador comercial.

Agora, vem enfrentado grandes dificuldades, inclusive financeiras: suas CPUs Raptor Lake que equipam PCs vem apresentando problemas, seus rivais vem tomando parte de seu mercado, acionistas estão processando a empresa alegando que a mesma não divulgou informações corretas acerca de sua situação, demitiu milhares de funcionários e a Moody rebaixou sua classificação em termos de capacidade de cumprimento de suas obrigações financeiras.

A situação chegou a tal ponto que o portal TechSpot comparou o CEO da empresa, Pat Gelsinger, ao capitão do Titanic.

É triste ver uma empresa desse porte, pioneira, chegar a essa situação, que talvez seja irreversível.




quinta-feira, 8 de agosto de 2024

AIRBUS A380 - O MAIOR JATO DE PASSAGEIROS JÁ CONSTRUIDO

O Airbus A380 pode transportar até 853 passageiros em seus dois decks, a uma velocidade máxima de 970 km/h.

O primeiro exemplar construído foi entregue à Singapore Airlines em 2007 - na época, a fabricante recebeu  uma enxurrada de pedidos, mas logo ficou claro que a maioria das companhias aéreas simplesmente não conseguia justificar a compra de um avião tão grande, e assim a demanda caiu rapidamente.

A Emirates foi o maior cliente do A380, tendo comprado mais de 120 unidades, mas a maioria das outras companhias aéreas adquiriu apenas alguns para atender às suas rotas mais populares.

Em 2019  a produção do A380 foi suspensa, já que a demanda simplesmente não era suficiente para manter a linha de produção em operação. 

A maioria das companhias aéreas preferiu os  A350, que pode transportar até 440 passageiros, mas que tendo apenas duas turbinas,  é consideravelmente mais barato de operar. 

Muitos A380 foram aposentados na época da pandemia, mas com o boom das viagens pós-pandemia, alguns estão  retornando ao serviço e devem permanecer nos céus pela próxima década ou além.



segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Alemanha responsabiliza a China por ataque cibernético




As tensões em torno da espionagem chinesa contra países ocidentais aumentaram nos últimos meses, especialmente após a prisão, em abril, de um funcionário do Parlamento Europeu, acusado de espionagem em favor da China.

Agora, a Alemanha acusa a China de ter sido responsável por um ciberataque desfechado em 2021 contra o organismo federal de cartografia e geodesia, o Bundesamt für Kartographie und Geodäsie (BKG), com fins de espionagem e convocou o embaixador de Pequim em Berlim para apresentar uma queixa.

A BKG desempenha um papel importante para várias organizações públicas e privadas, em especial em pontos críticos como infraestrutura, planejamento, navegação e em áreas científicas.

Os serviços de segurança alemães acreditam que a China intensificará ainda mais suas atividades de espionagem, e se preparam para combater essas atividades.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: SERÁ QUE ESTAMOS VENDO O CRESCIMENTO DE UMA BOLHA?

Os gigantes da tecnologia, como Microsoft, Alphabet, Meta e Amazon, investiram cerca de US$ 106 bilhões no desenvolvimento de inteligência artificial nos primeiros seis meses deste ano.

Fontes do mercado preveem que esse valor ainda vai aumentar: até o final do ano pode dobrar e chegar a 1 trilhão de dólares em cinco anos.

Segundo o jornal Financial Times, esses dispêndios devem continuar aumentando, mesmo com o crescente ceticismo de Wall Street acerca do retorno desses investimentos.

Esse ceticismo, aliás, tem influenciado negativamente o desempenho das bolsas nos últimos dias, havendo alguns que perguntam se estamos vivendo uma nova bolha, que ao explodir provocará muitos estragos.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FAZ EMISSÕES DO GOOGLE AUMENTAREM

A meta de redução da pegada climática do Google está em risco devido à crescente dependência da empresa de data centers, consumidores de muita energia, para alimentar seus novos produtos de inteligência artificial. A gigante da tecnologia revelou que suas emissões de gases geradores do efeito estufa aumentaram 48% nos últimos cinco anos.

Também revelou em seu relatório ambiental anual que suas emissões em 2023 aumentaram 13% em comparação com o ano anterior, atingindo 14,3 milhões de toneladas.

O Google, que tem investido muito em inteligência artificial, disse no mesmo relatório que sua meta "extremamente ambiciosa" de alcançar emissões líquidas zero até 2030 "não será facilmente atingida". 

Suas emissões aumentaram quase 50% desde 2019, ano base para a meta do Google de alcançar a meta de emissões zero, com a empresa removendo a mesma quantidade de CO2 que emite.

A Agência Internacional de Energia estima que o consumo total de eletricidade dos data centers possa dobrar, até 2026, em relação aos níveis de 2022 atingindo 1.000 TWh (terawatt-hora) – aproximadamente o nível de demanda de eletricidade do Japão.

Segundo estima a empresa de pesquisas SemiAnalysis, até 2030 as aplicações de inteligência levarão os data centers a consumir 4,5% da geração global de energia.

Outra empresa da área, a Microsoft admitiu este ano que o uso de energia relacionado a seus data centers estava colocando em risco sua meta de ser negativa em carbono até 2030 - Brad Smith, presidente da Microsoft, admitiu em maio que a inteligência artificial mudou o cenário com o qual a empresa trabalhava anteriormente.

Já o cofundador da Microsoft, Bill Gates, disse há alguns dias que a inteligência artificial ajudará a combater a crise climática, porque as grandes empresas de tecnologia estão "seriamente dispostas" a pagar a mais para usar fontes de energia limpa; deve-se lembrar que essa empresa está considerando a hipótese de usar energia nuclear em seus data centers.

O uso da água para refrigeração dos data centers é outro fator impactado pela inteligência artificial; há estudos prevendo que esse uso pode vir a ser responsável pelo consumo de até 6,6 bilhões de metros cúbicos em 2027 - quase dois terços do consumo anual da Inglaterra.

A sociedade deve ficar alerta para esses fatos, especialmente levando em conta que, pelo seu histórico, as grandes empresas de tecnologia, e não apenas o Google, estão preocupadas quase que exclusivamente com seus lucros.

PENSANDO EM VEÍCULOS ELÉTRICOS, FERRARI EXPANDE SUA FÁBRICA

A Ferrari concluiu as obras de expansão de sua fábrica de Maranello, no norte da Itália.

Com as novas instalações, a empresa pretende  aumentar a flexibilidade de seus processos de manufatura e reduzir o tempo necessário ao desenvolvimento de novos modelos.

Nas novas instalações, que custaram cerca de 200 milhões de euros, a Ferrari também construirá seus veículos elétricos, com lançamento previsto para o início de 2026.

Benedetto Vigna, o CEO da Ferrari, deixou claro que empresa não pretende aumentar seu volume de produção, mas sim que pretender ganhar   "mais dinheiro por carro produzido. Queremos que a empresa cresça, mas não porque aumentamos o volume de produção".

Vigna disse também que uma ferramenta chave para expandir as receitas são as personalizações solicitadas pelos compradores, e que as novas instalações permitirão a adoção de ferramentas tecnológicas que darão à Ferrari mais flexibilidade para atender às exigências dos clientes

O primeiro carro elétrico da Ferrari não custará menos que meio milhão de euros, informou a Reuters, informando também que um segundo modelo elétrico já está em desenvolvimento.

As novas instalações, com 42.500 metros quadrados, que se somam às já existentes em Maranello, dão à Ferrari a capacidade de produzir vinte mil carros por ano, contra os pouco menos de catorze mil entregues em 2023, complementou a Reuters.

A empresa também produzirá carros híbridos, pretendendo oferece-los juntamente com os elétricos e convencionais, atendendo a diferentes tipos de clientes, desde que tenham (muito) dinheiro, claro.


segunda-feira, 8 de julho de 2024

CriticGPT, um corretor de erros de codificação



Todos aqueles que programaram computadores ficaram surpresos quando a OpenAI disse que seu ChatGPT poderia desenvolver programas – afinal programação é vista como uma atividade um tanto quanto artesanal, que exige criatividade, concentração e raciocínio lógico, características que acreditávamos dificilmente poderiam ser reunidas em um software, como o ChatGPT.

No entanto, o ChatGPT tem se mostrado capaz de programar, e a OpenAI lança agora o CriticGPT, uma nova inteligência artificial projetada para identificar erros no código gerado pelo ChatGPT. Esse código usualmente é revisado por humanos, e o CriticGPT é uma ferramenta destinada a auxiliar esse processo de revisão.

O CriticGPT analisa o código e sinaliza possíveis erros – segundo testes feitos pela empresa, ele tem se mostrado mais eficiente que os revisores humanos.

Apesar dos resultados iniciais promissores, o CriticGPT, como todo modelo de inteligência artificial, apresenta limitações, e por enquanto é útil apenas para a análise de código não muito complexo e de tamanho relativamente pequeno.

sábado, 6 de julho de 2024

Maioria dos brasileiros troca seus smartphones a cada dois anos

O portal Mobile Time publicou os resultados de uma pesquisa acerca do uso de celulares no Brasil.

O gráfico abaixo traz informações a respeito da frequência com que os brasileiros trocam seus  smartphones.



sexta-feira, 5 de julho de 2024

Sistemas operacionais e marcas de smartphones usados no Brasil

O portal Mobile Time publicou os resultados de uma pesquisa acerca do uso de celulares no Brasil.

Os gráficos abaixo trazem informações sobre os sistemas operacionais e marcas de smartphones usados por aqui



domingo, 30 de junho de 2024

CAEM AS VENDAS DE CELULARES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Como mostra o quadro abaixo, as vendas de celulares no primeiro trimestre de 2024 foram menores que as dos primeiros trimestres dos dois anos anteriores. 

Também podemos ver que as vendas de  celulares tradicionais (não smartphones), seguem caindo sensivelmente. 


 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Como os brasileiros usam seus smartphones?

Curiosos os resultados de pesquisa realizada recentemente que mostra como os brasileiros utilizam seus smartphones 


sexta-feira, 21 de junho de 2024

Ciberataques paralisam 15 mil lojas de veículos nos Estados Unidos

Quinze mil concessionárias e outras lojas de
automóveis dos Estados Unidos, quase a metade das lojas desse tipo no país, praticamente pararam de operar a partir de 19 de junho   após ataques de hackers atingirem a empresa de tecnologia CDK Global, que fornece serviços de computação para o gerenciamento desses estabelecimentos.

Em mensagem enviada pela CDK aos seus clientes a empresa disse que os ataques podem resultar em interrupções prolongadas de seus serviços, e que não tinha como estimar prazos para volta à normalidade - até 30 de junho os serviços seguiam paralisados, com prejuízos estimados entre 4 e 16 bilhões de dólares.

É mais uma amostra de como estamos todos sujeitos a problemas em todas as áreas, causados por falhas de segurança – e por maiores que sejam as medidas que sejam tomadas para proteger nossos sistemas, é bom lembrar que os criminosos estão sempre um passo à frente.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Mudanças climáticas fazem turbulências cada vez mais frequentes


Em 20 de maio uma forte turbulência atingiu
um avião da Singapore Airlines que ia de Londres para Singapura, matando uma pessoa e ferindo mais de setenta.

O incidente, embora raro, está levantando questionamentos, havendo suspeitas (quase certezas) de que as mudanças climáticas irão tornar mais fortes e frequentes fatos como esses.

O avião sofreu uma queda repentina de cerca de 1.800 metros, que lançou pessoas e objetos em direção ao teto da cabine.   A maioria dos voos experimenta algum nível de turbulência: perto do solo, ventos fortes podem causar turbulência durante a decolagem ou o pouso. Em altitudes mais elevadas, fluxos de ar ascendentes e descendentes podem causar turbulência de diversas intensidades à medida em que os aviões voam através ou perto delas – quando elas ocorrem fora das nuvens, são chamadas “turbulência de céu claro".

Pode levar algum tempo para que se descubra que tipo de turbulência causou o incidente da Singapore Airlines; pesquisadores dizem que havia uma tempestade por perto, mas as condições também eram favoráveis para turbulência de céu claro.

As mudanças climáticas estão tornando as    turbulências mais frequentes e severas, diz o pesquisador Jung-Hoon Kim da Universidade Nacional de Seul. Já uma equipe da universidade britânica de Reading, coordenada pelo professor Paul Williams identificou que nos últimos 30 anos houve um aumento de 55% no número   de turbulências de céu claro sobre o Atlântico Norte.

Acredita-se que aumentos semelhantes vêm sendo observados em todo o mundo, quase que certamente em função das mudanças climáticas, que estão fortalecendo as correntes de jato causadoras de turbulência. Correntes de jato são fluxos de ar   intensos que se formam na troposfera, a camada mais alta da atmosfera terrestre; esses fluxos podem atingir 400 km/h e podem se estender por grandes distâncias e inclusive acontecer em altitudes relativamente baixas.  

Em outro estudo, Williams e seus colegas concluíram que as turbulências de céu claro se tornam mais severas e frequentes à medida em que as temperaturas se elevam. Kim e seus colegas chegaram à mesma conclusão.

Os pilotos usam projeções de turbulência para planejar rotas. Centros meteorológicos podem prever turbulência com base em dados coletados por sensores terrestres e satélites e comunicar previsões aos pilotos. No avião, os pilotos usam radar para identificar nuvens de tempestade e evitá-las.  

Mas o radar não pode detectar turbulência de céu claro, o que outra tecnologia, a LIDAR (Light Detection and Ranging) consegue fazer.  Infelizmente essa tecnologia ainda é muito cara e os equipamentos que a compõem são muito grandes e pesados, inviabilizando por enquanto seu uso na aviação comercial.

A expectativa é que sua miniaturização e redução de custos torne padrão o uso dessa tecnologia; por enquanto, vamos manter os cintos apertados...

quarta-feira, 22 de maio de 2024

HDs portáteis de 6 TB chegam ao mercado

Embora a tecnologia SSD venha se tornando
padrão em termos de armazenagem de dados, a Western Digital acaba de lançar um HD portátil com capacidade para 6 terabytes.

São os HDs desse tipo com a maior capacidade atualmente disponíveis, superando os de 5 TB que estavam no mercado desde 2017; são oferecidos em sete modelos com especificações semelhantes, mas com pequenas diferenças em termos de conectividade e compatibilidade. Há também o modelo Professional G-Drive ArmorATD, o mais caro da linha, em função de sua resistência a choques e a ambiente hostis.

Esses discos têm uma velocidade de leitura sequencial ao redor 130 MB/s e uma taxa de transferência de 5 GB/s; seus preços no mercado americano oscilam entre US$ 185 e US$ 230, dependendo do modelo. 

Como as fitas magnéticas, os velhos e bons discos rígidos seguem vivos.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Deepfake: você e sua família podem ser vítimas


De maneira bastante simplificada podemos definir deepfake como uma técnica de desinformação que usa inteligência artificial para criar vídeos falsos, que mostram fatos que não aconteceram.

A rede de TV britânica Channel 4 analisou
cinco dos sites de deepfakes mais visitados e encontrou neles mais de 4 mil vídeos falsos de pessoas famosas, dentre elas atrizes, cantoras e jornalistas cujos rostos foram sobrepostos a material pornográfico usando inteligência artificial.

A pesquisa descobriu que esses cinco sites receberam 100 milhões de visualizações em três meses, inclusive de vídeos de uma   apresentadora do próprio Channel 4, Cathy Newman.

E a criação desses vídeos segue aumentando: em 2016 apenas um vídeo de pornografia deepfake foi encontrado on line; nos três primeiros trimestres de 2023, foram carregados quase 145 mil novos vídeos desse tipo nos 40 sites mais conhecidos do ramo - mais do que em todos os anos anteriores somados.

Embora não se trate de deepfake, já é relativamente frequente, entre pessoas comuns, a prática de “pornografia de vingança, ou "revenge porn", a divulgação não consentida de fotos ou vídeos de natureza sexual, feita por parceiros com os quais as vítimas tenham rompido.

Como sempre acontece quando surgem novos tipos de crime envolvendo celebridades, eles logo começam a ser praticados contra pessoas comuns, não devendo nos surpreender se ataques usando deepfake atingirem pessoas de nossas relações ou nossos familiares, com o objetivo de simplesmente atacar a honra dessas pessoas ou as extorquir.

Os governos, empresas e a sociedade como um todo devem combater seriamente esse tipo de crime, pelo impacto que o mesmo traz às suas vítimas e famílias, lembrando que o uso de deepfake pode ir além da pornografia e envolver campanhas políticas, atividades empresariais e outras.

domingo, 12 de maio de 2024

O amor faz cada coisa...

O tenente-coronel do exército americano
David Franklin Slater, que servira na Alemanha e no Afeganistão, foi para a reserva e passou a prestar serviços à força aérea daquele país.

Slater trabalhava em uma área em que eram acompanhados aspectos relativos à guerra na Ucrânia e ali tinha acesso a documentos que eram classificados como “Top Secret”.

Em 2 de março passado, Slater foi preso, acusado de “transmitir a uma pessoa não autorizada informações classificadas relacionadas à defesa nacional” – em linguagem corrente, isso significa algo como espionagem.

E quem era essa pessoa? Era alguém que se passava por uma mulher ucraniana que Slater conhecera através de uma plataforma de namoro online e com a qual mantinha contatos por e-mail e por um aplicativo de mensagens.

Durante esses contatos, entre outras coisas, Slater respondia a perguntas da “ucraniana” – eram perguntas como "Querido Dave, a OTAN e o Biden têm um plano secreto para nos ajudar?" e “Dave, espero que amanhã a OTAN prepare uma “surpresa” muito desagradável para Putin! Você vai me contar?"

Outras mensagens diziam coisas como "Meu doce Dave, obrigada pela informação valiosa, é ótimo que dois oficiais americanos estejam indo para Kiev" e “Você tem trabalho no Centro de Operações hoje, eu lembro - tenho certeza de que há muitas notícias interessantes lá".

As investigações ainda estão em andamento, e o que as autoridades já descobriram podem dar a Slater dez anos de prisão e multa de US$ 250 mil.

É bastante óbvio que a pessoa com quem Slater mantinha contatos buscava informações sensíveis e é surpreendente que Slater as tenha dado, especialmente por ter sido um militar de carreira e ter recebido treinamento em segurança.

De qualquer forma, o caso confirma o que dizia o poeta americano Robert Frost: uma mulher demora vinte anos para transformar um menino em um homem, e outra mulher demora vinte minutos para transformar um homem em um menino...

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Chinês condenado por espionagem industrial

Notícias a respeito de espionagem industrial
raramente chegam à mídia, em função do interesse dos envolvidos em não divulgarem informações a respeito de fatos desse tipo.

Agora, acontece uma exceção: Xiaolang Zhang, ex-funcionário da Apple, acaba de ser condenado a 120 dias de prisão, seguidos de um período de três anos de liberdade supervisionada e pagamento de multa de US$ 146.984; foi uma sentença branda, pois Zhang poderia pegar até 10 anos de prisão e a multa poderia chegar a US$ 250 mil.

Quando na Apple, o crtiminoso trabalhou como engenheiro de hardware no Projeto Titan, que já dura uma década e pretende desenvolver veículos autônomos.

Zhang transferiu informações sobre o projeto da Apple à empresa chinesa XPeng Motors; além das informações, Zhang roubou placas e um servidor Linux dos laboratórios de desenvolvimento da empresa.

O engenheiro demitiu-se da Apple após uma licença paternidade e uma viagem à China, dizendo à fabricante do iPhone que iria trabalhar para a XPeng Motors. Isso desencadeou uma investigação, pois a Apple sabia que a   XPeng também estava desenvolvendo tecnologia de direção autônoma.

Circuitos internos de vigilância mostraram Zhang retirando as placas e o servidor dos laboratórios da Apple e transferindo arquivos para o computador de sua esposa, o que fez com que a empresa levasse o assunto à polícia, dando início ao processo que culminou com a condenação.

Zhang foi preso em 2018 no Aeroporto Internacional de San Jose quando estava prestes a embarcar em um voo para a China. Inicialmente disse ser inocente, postura que conservou até 2022, quando passou a admitir ter cometido o crime.

Com relação ao projeto da Apple na área, parece ter havido uma mudança de planos: a empresa estaria agora desenvolvendo um veículo elétrico, não necessariamente autônomo, que não deve ser lançado antes de 2028.

Dependendo de quanto Zhang recebeu da XPeng, o crime pode ter compensado: ele tem até 19 de junho para se entregar e deverá cumprir sua pena em uma prisão de segurança mínima o mais próximo possível de sua casa em San Jose, na Califórnia.

Pensemos no que provavelmente teria acontecido a um estrangeiro que tivesse roubado segredos industriais de uma empresa na China...

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Cresce muito a poluição gerada pela computação

As emissões de CO2 decorrentes das
atividades ligadas à computação deverão crescer   775% até o ano de 2040.

É o que afirma um estudo publicado na revista Nature por pesquisadores da universidade chinesa de Wuhan. Esses profissionais alertam ser urgente ação imediata para tornar este setor mais sustentável.

Segundo o estudo, uma das principais causas desse aumento são as aplicações de inteligência artificial, que requerem uma grande quantidade de energia para serem processadas.

Outro fator importante é o ciclo de vida cada vez mais curto do hardware, que requer cada vez mais recursos naturais para sua fabricação, além dos volume cada vez maior de material descartado.

Esse descarte   acarreta riscos ambientais em função das substâncias perigosas presentes nos equipamentos, como mercúrio, chumbo e cádmio, que podem contaminar o ar, o solo e a água.

Deve-se registrar que a produção global de lixo eletrônico foi de 53,6 milhões de toneladas em 2019, devendo atingir 74,7 milhões de toneladas em 2030.

Considerando todos esses fatores, se o setor digital fosse uma nação, ocuparia o quinto lugar entre os maiores emissores de CO2 do mundo, contribuindo com 3,8% do total de emissões; esse número é quatro vezes superior aos da França, um país desenvolvido e de grande porte

terça-feira, 7 de maio de 2024

Amazon multada na França: vigilância excessiva sobre os empregados

A CNIL (Commission nationale de
l'informatique et des libertés) órgão do governo francês responsável pela proteção de dados, anunciou ter multado a unidade francesa da Amazon em 32 milhões de euros, por usar sistemas “excessivamente intrusivos” para vigiar seus trabalhadores.

Segundo a CNIL, os sistemas empregados, que   inclusive (e talvez principalmente) tem por objetivo aumentar a produtividade, são uma violação das novas regras de privacidade adotadas pela União Europeia, batizadas GDPR, em inglês General Data Protection Regulation.

Em função da GDPR, grandes empresas de tecnologia americanas têm sido multadas frequentemente na Europa; a multa ora aplicada nasceu de   uma denúncia feita em 2019 feita por trabalhadores da unidade francesa da Amazon.

A CNIL esclareceu que os trabalhadores são observados por sistemas de vigilância, um dos quais recebeu o apelido de “metralhadora” e é destinado a monitorar a velocidade das mãos do pessoal que manipula os pacotes a serem enviados aos clientes. Além disso, existem sistemas de inteligência artificial que medem o “tempo ocioso” de cada trabalhador.

A Amazon disse discordar das   conclusões da CNIL que levaram à multa, da qual pretende recorrer. Disse também que sistemas de gerenciamento de armazém são padrão da indústria, necessários para garantir a segurança, qualidade e eficiência das operações.   

Ainda segundo a Amazon, a “metralhadora” existe para que os pacotes sejam manipulados na velocidade adequada, nem muito devagar, nem muito depressa, sem erros ou perda de eficiência. Quanto ao monitoramento do “tempo ocioso”, ele acontece para que a cadeia de movimentação de pacotes, que funciona como uma linha de montagem, não sofra interrupções.

Há não muito tempo, a Amazon foi acusada de tratar de forma inadequada os funcionários de seus armazéns nos Estados Unidos, tendo a mesma dito ter tomado as medidas corretivas necessárias – provavelmente apenas as necessárias para que o tema não volte a atrair a atenção da mídia.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Fabricar um smartphone gera 80 quilos de CO2

A Swappie é um empresa fundada na
Finlândia em 2016, que funciona como uma plataforma para compra e venda de smartphones recondicionados.

Segundo a empresa, mais de um milhão de negócios já foram feitos por seu intermédio; a Swappie seria fruto de um golpe sofrido por um de seus fundadores, que comprou um smartphone usado pela internet e não recebeu o aparelho.

Agora, a empresa faz da segurança e da redução do impacto ambiental seus principais argumentos de venda, dizendo que o processo de fabricação de um smartphone gera 80 quilos de CO2 e mais dois quilos são produzidos nas fases de embalagem e transporte dos mesmos – assim, evitando o descarte dos equipamentos antigos, haveria uma redução na emissão de poluentes, o que até certo ponto é verdade – esse é um dos princípios da economia circular.

Atualmente menos de 15% dos smartphones são reciclados e a maioria deles acaba em aterros sanitários.

Segundo a empresa, 80% dos componentes de um smartphone são recicláveis, com 98% dos materiais utilizados podendo ser reaproveitados, inclusive ouro, cobre, cobalto e estanho e que quase 24 mil toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera em função de suas operações. 

A Swappie diz também que a pegada de carbono de um smartphone recondicionado é 78% inferior à de um smartphone novo; a empresa teria chegado a essas conclusões a partir da    análise dos relatórios ambientais de fabricantes, como Apple, Samsung e outros.

Evidentemente, há interesse da Swappie na divulgação desses números, mas em um momento em que as pessoas trocam de smartphones como forma de exibição de status, fomentar o aumento da vida útil dos mesmos, inclusive pelo fomento do processo de venda de equipamentos de segunda mão, é uma boa ideia. 

domingo, 5 de maio de 2024

Inteligência artificial não vai tomar seu emprego – ao menos por enquanto

À medida que inteligência artificial (IA) torna-
se mais capaz, aumenta o medo das pessoas em termos de desemprego – todos tememos ser substituídos por ela.

Mas, ao menos por enquanto, essa substituição não deve ser muito rápida, por um motivo simples: quase todos somos mais baratos que IA.

Quem chegou a essa conclusão foi um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que mostra que o custo de implementação da tecnologia não compensa, em muitos casos e ao menos por enquanto, usá-la para nos substituir.

Quando as pessoas pensam na substituição de pessoas por IA, a maioria delas leva em conta a capacidade da tecnologia para execução de tarefas hoje desempenhadas por humanos; por essa razão, muitos dos estudos e notícias acerca do assunto se concentram nessa capacidade, apenas exacerbando a sensação de insegurança no emprego.

O estudo do MIT, denominado “Beyond AI Exposure”, vai além dessa abordagem típica e leva em conta um fator quase sempre negligenciado: custos. Em suas 45 páginas, o documento detalha os métodos utilizados para a realização do estudo e seus resultados, concluindo que ao menos por enquanto, não há motivos para pânico.

Os valores considerados para a realização do estudo referem-se aos Estados Unidos – no Brasil, onde a mão de obra é mais barata, a possível substituição estaria ainda mais distante.

No entanto, não vale a pena fazer de conta que IA simplesmente não existe: estudar e acompanhar o mercado é sempre importante. 

sábado, 4 de maio de 2024

MIT desenvolve tecnologia para diagnóstico precoce de câncer do pâncreas

Pesquisadores das áreas de engenharia de
computação e inteligência artificial do MIT estão desenvolvendo tecnologia que se espera seja mais eficiente das que hoje estão disponíveis para o diagnóstico precoce do adenocarcinoma ductal pancreático (ADP), um tumor maligno que afeta o pâncreas. 

O ADP representa cerca de 80% dos tumores malignos que atacam o órgão e é   um dos tipos de câncer com maior taxa de mortalidade em todo o mundo:  representa 2% de todos os tipos de neoplasia e responde por 4% de todos os óbitos decorrentes de doença maligna. 

O tratamento mais efetivo para o ADP é cirúrgico, mas para que ele seja eficaz, o tumor deve estar em estágio inicial. Porém, na grande maioria dos pacientes ele só é diagnosticado em fase avançada, comumente quando já há metástase; em 80% dos casos, o ADP é diagnosticado tarde demais. Atualmente, apenas uma em cada 10 pessoas diagnosticadas com câncer no pâncreas sobrevive mais do que cinco anos.

Os pesquisadores criaram dois algoritmos de aprendizado de máquina, que foram combinados para criar uma rede neural chamada PRISM, ao que tudo indica capaz de detectar o ADP mais cedo e de forma mais eficiente que os métodos atuais.  

Embora o uso de inteligência artificial no campo de diagnósticos não seja algo totalmente novo, a PRISM do MIT se destaca pela forma como foi desenvolvida; a rede neural foi treinada com o uso de   mais de 5 milhões de registros de saúde eletrônicos de pacientes.

Ele usa dados pessoais do paciente, inclusive seu estilo de vida, além de dados clínicos e laboratoriais coletados rotineiramente. O tamanho da base de dados que treinou a rede neural   e a diversidade da população americana permitem que a PRISM tenha uma eficiência maior em relação a outras tecnologias.

O projeto PRISM começou há cerca de seis anos e apesar de sua aparente eficiência, a tecnologia ainda não pode ser utilizada de forma massiva, estando no momento   restrita aos laboratórios do MIT e a pacientes americanos selecionados – os desafios logísticos para expandir seu uso são grandes. Além disso, a PRISM, para se tornar ainda mais eficiente, precisará receber dados sobre outras populações. 

O desenvolvimento contínuo de modelos de inteligência artificial que podem prever a probabilidade e diagnosticar esse e outros tipos de câncer mais precocemente não apenas melhorará os resultados para os pacientes, mas também aliviará a carga de trabalho dos profissionais médicos.

O uso de inteligência artificial em diagnósticos parece estar na ordem do dia, a ponto de despertar o interesse de empresas como a IBM, que tem trabalhado em tecnologia   capaz de detectar câncer de mama um ano antes de que este se manifeste de forma evidente.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

X-59, o supersônico silencioso



A NASA e a Lockheed mostraram ao público o X-59, um avião que está sendo chamado “o supersônico silencioso", e que pode ser o futuro da aviação civil e militar.

O X-59 vem sendo desenvolvido pela Lockheed há anos, tendo em 2018 recebido da NASA uma subvenção de US$ 248 milhões - esse foi apenas mais um investimento em   programas de pesquisa feito pela  NASA, com o objetivo de desenvolver a aviação em termos de  velocidade, eficiência e capacidade.

Essa é a primeira vez que o X-59 foi exibido – isso aconteceu durante um grande evento nas instalações da Lockheed em Palmdale. Segundo Pam Melroy, executiva da NASA e astronauta que foi três vezes ao espaço, o avião em apenas alguns anos, deixou de ser um   conceito ambicioso e passou a ser uma realidade que   ajudará a mudar a forma de viajar.

O X-59 é uma aeronave experimental, não um protótipo. Com ele pretende-se demonstrar que um avião pode ultrapassar a velocidade do som – 1224 km/h -  sem gerar o característico estrondo, que é um problema para a operação dessas aeronaves; espera-se que o avião possa voar a quase 1.500 km/h.

Embora seja impossível eliminar completamente o estrondo, a equipe que desenvolveu o avião disse que ruido gerado pelo mesmo será muito atenuado, não prejudicando   pessoas, infraestrutura e animais.

Essa redução de ruído é obtida principalmente em função do layout incrivelmente aerodinâmico do X-59, que tem cerca de trinta metros de comprimento e dez de envergadura.  Isso torna impossível a instalação de para-brisa, que foi substituído por uma tela 4K, batizada External Visibility System (XVS) que transmite ao piloto, em tempo real, imagens do que está à frente. A foto que ilustra esta matéria foi distribuída pela Lockheed.

Vale lembrar que o Spirit of St. Louis, avião com o qual   Charles Lindbergh fez a primeira travessia do Atlântico sem escalas, em 1927, também não tinha para-brisa – como na época não existia nada parecido com telas 4k, o piloto usava um periscópio para ver o que estava à frente.

O X-59 ainda não decolou, pois ainda há muitos testes a serem feitos, mas estes vem acontecendo em terra, inclusive com a aeronave taxiando. O primeiro voo, ainda subsônico, deve acontecer neste ano, até que se chegue primeiro voo supersônico.

Talvez seja a volta dos aviões comerciais supersônicos, lembrando que o Concorde, o mais conhecido deles, voou comercialmente entre 1976 e 2003, quando razões relativas a custo operacional e restrições para operação nos Estados Unidos em função de impactos sobre o meio ambiente, decretaram a suspensão de suas operações.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

PROTEÍNAS NA DETECÇÃO PRCOCE DE CÂNCERES

O portal BMJ Oncology publicou os resultados de pesquisas que buscam desenvolver uma ferramenta de teste para detecção precoce de   alguns tipos de câncer.

Se as pesquisas lograrem êxito, especialistas afirmam que pode acontecer uma “virada de jogo" na medicina - o câncer é responsável por uma em cada seis mortes em todo o mundo, mas a detecção precoce pode melhorar significativamente esses números. Os testes ora   existentes têm alguns problemas, incluindo altos níveis de invasividade e custo, além de baixos níveis de precisão nos casos de doenças em estágio inicial.

A equipe que vem desenvolvendo as pesquisas, ligada à empresa de biotecnologia americana Novelna, trabalham em   um teste que analisa proteínas no sangue e pode detectar 18 tipos de câncer em estágio inicial, abrangendo todos os principais órgãos do corpo humano.

Proteínas específicas no sangue já podem ser
usadas para detecção precoce e monitoramento, mas, até agora, os testes carecem de sensibilidade - precisão em identificar pessoas com câncer - e especificidade - precisão em excluir aqueles sem câncer, disseram os pesquisadores.

Segundo o pessoal da Novelna, seu teste tem uma sensibilidade muito maior do que o teste Galleri, que começou a ser aplicado recentemente.    

A equipe de pesquisadores ressalva  que o tamanho relativamente pequeno de casos estudados, cerca de 500,  exige  estudos adicionais envolvendo mais pessoas. O Dr. Mangesh Thorat, qua atua no Centre for Cancer Prevention do Wolfson Institute of Preventive Medicine e que não participou do estudo, afirmou que ainda há dúvidas que e são necessários mais estudos, mas que o novo teste tem  alguns pontos interessantes , como   uma sensibilidade maior que o dos testes ora em desenvolvimento e uso.

O Professor Paul Pharoah, um especialista em epidemiologia do câncer no Cedars-Sinai Medical Center, que também não está envolvido no estudo, também pediu cautela, mas disse que testes de sangue simples, baratos, que podem detectar muitos cânceres diferentes nos estágios iniciais e não geram falsos positivos poderiam revolucionar a área, especialmente por ser viável sua aplicação em grande escala.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

CRESCEM AS VENDAS DE SMARTPHONES NO MERCADO GLOBAL

Segundo a Canalys, no primeiro trimestre de
2024 houve um crescimento  
de 10% nas vendas de smartphones, em relação ao mesmo período de 2023.

O resultado foi melhor do que o esperado depois de dez trimestres com o mercado enfrentando dificuldades -  resultado positivo é atribuído à renovação do portfólio das marcas e à estabilização macroeconômica em países emergentes.

A Samsung está no topo do ranking das marcas mais vendidas, com 60 milhões de unidades no trimestre, um market share de 20%. 

A Apple registrou declínio de 16% nas vendas globais, caindo para a segunda posição, com market share de 16% e 48,7 milhões de unidades vendidas. 

Vale lembrar que, somente na China a fabricante dos iPhones teve um declínio de 25% nas vendas.  


Os dez apps mais presentes na tela inicial de nossos smartphones

O WhatsApp continua sendo o app mais presente na tela inicial dos smartphones dos brasileiros. 

É o que mostra pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em dezembro de 2023 - 58%  dos smartphones usados no Brasil tem o aplicativo em sua tela inicial; em dezembro de 2022, esse número era 55%.

O quadro abaixo mostra os dez primeiros colocados:



quarta-feira, 24 de abril de 2024

JEEP: AS RAÍZES ESTÃO NA WILLYS E NA FORD


Desde 2021 a marca Jeep pertence ao
grupo
 Stellantis, que tem 14 marcas   em seu portfólio, entre as quais Fiat, Alfa Romeo, Peugeot, Citroën, Dodge, RAM e Opel.

No entanto, o jipe, como o conhecemos, tem suas raízes na Willys e na Ford.

Em meados de 1940, com a Segunda Guerra Mundial se aproximando, 135 (!) montadoras americanas  receberam pedidos de propostas para construir um veículo leve e multifuncional, de uso geral, para o Exército dos Estados Unidos.

Destas 135 empresas, apenas duas se
interessaram: Willys e American Bantam Car Company. 

A Willys entregou o primeiro protótipo, apelidado de Quad por causa de sua capacidade de tração nas quatro rodas, 75 dias após receber o pedido do Exército, e após extensivos testes e desenvolvimento adicional, ganhou o contrato.

Logo em seguida, a Willys começou a produzir o jipe, como parte dos esforços para preparar os Estados Unidos para a guerra que se aproximava. 

No entanto, em outubro de 1941, a produção
estava atrasada em relação ao cronograma estabelecido pelo Exército, que pediu ajuda à Ford, que também começou a fabricar o veículo, usando o projeto do Willys. 

Reza a lenda que o termo GP, abreviação de General Purpose (Uso Geral) - termo que caracterizava o veículo, levou ao nome   "Jeep" - pronuncia de "GP" em inglês. 

Ao longo da guerra, a Willys produziu cerca de 363.000 jipes e a Ford,  cerca de 280.000.

O resto é história.