segunda-feira, 8 de julho de 2024

CriticGPT, um corretor de erros de codificação



Todos aqueles que programaram computadores ficaram surpresos quando a OpenAI disse que seu ChatGPT poderia desenvolver programas – afinal programação é vista como uma atividade um tanto quanto artesanal, que exige criatividade, concentração e raciocínio lógico, características que acreditávamos dificilmente poderiam ser reunidas em um software, como o ChatGPT.

No entanto, o ChatGPT tem se mostrado capaz de programar, e a OpenAI lança agora o CriticGPT, uma nova inteligência artificial projetada para identificar erros no código gerado pelo ChatGPT. Esse código usualmente é revisado por humanos, e o CriticGPT é uma ferramenta destinada a auxiliar esse processo de revisão.

O CriticGPT analisa o código e sinaliza possíveis erros – segundo testes feitos pela empresa, ele tem se mostrado mais eficiente que os revisores humanos.

Apesar dos resultados iniciais promissores, o CriticGPT, como todo modelo de inteligência artificial, apresenta limitações, e por enquanto é útil apenas para a análise de código não muito complexo e de tamanho relativamente pequeno.