domingo, 6 de agosto de 2017

TESLA ENTREGA PRIMEIRAS UNIDADES DO MODELO 3

Há alguns dias a Tesla entregou as primeiras 30 unidades de seu carro elétrico, o Modelo 3 (foto ao lado), que é a linha de entrada da marca, ao custo de 35.000 dólares.

Segundo Elon Musk, presidente da Tesla, após a entrega dos 30 primeiros carros, a ideia é expandir a produção e entregar 20.000 unidades em dezembro. No ano que vem, a expectativa é que sejam produzidos 10.000 Modelos 3 por semana. Apesar disso, essa produção pode não ser suficiente: há uma lista de 400.000 carros já solicitados, a maioria encomendada ainda no ano passado e alguns com entrega prevista apenas para o meio do ano que vem. 

O Modelo 3 vai de 0 a 100km/h em 5.6
segundos, além de rodar até 350 km com uma única carga de bateria. Musk já afirmou que outro de seus carros, o luxuoso Modelo S cuja foto está ao lado, conseguiu chegar a 700 km rodados com uma única carga e que tem planos de garantir autonomia de 1.000 km aos carros até o final da década.

Não só a esperança do transporte com menos emissões de gases está no novo modelo, mas também a da Tesla como companhia financeiramente viável. No terceiro trimestre do ano passado, a companhia deu lucro pela primeira vez após 14 trimestres consecutivos de prejuízos — foi apenas o segundo trimestre de lucro desde que abriu o capital. Desde então, novos resultados negativos se sucederam. No primeiro trimestre deste ano, a Tesla divulgou perdas de 398 milhões de dólares, bem maiores do que as perdas de 282 milhões do começo do ano passado. Apesar disso, a Tesla mais do que dobrou o faturamento para 2,7 bilhões de dólares. 

Os lucros escassos não são motivos para afugentar os investidores: as ações da companhia subiram 56% neste ano - há muita gente apostando no sucesso dos elétricos de Musk.