segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

AUSTRÁLIA: BIOMETRIA ELIMINA NECESSIDADE DE EXIBIÇÃO DE PASSAPORTE

O jornal australiano Sydney Morning Herald relata que em breve estrangeiros poderão entrar no país sem  exibir seus passaportes - a identificação será feita por um sistema de reconhecimento facial, que também analisa a sua íris e impressão digital. 
Em 2020, o governo australiano almeja que 90% dos viajantes tenham essa experiência, que deve agilizar o fluxo nos aeroportos, bem como eliminar a necessidade de atendimento humano - a ideia é que os passageiros possam chegar ao país e sair do aeroporto como se estivessem em um voo doméstico. 

Além de agilizar o atendimento, a ideia é liberar pessoal da Border Force (polícia de fronteiras), para acompanhar passageiros "de mais interesse"... Se tudo ocorrer como planejado, o país será o primeiro a implementar esse sistema de autenticação biométrica.
O projeto deve ser implementado primeiramente no aeroporto de Canberra, seguido pelo de Sidney ou pelo de Melbourne. Os testes estão previstos para julho deste ano e o sistema começará a funcionar em março de 2019.
Tudo isso é muito bom, mas remete ao velho problema: mais automação, menos empregos...