segunda-feira, 22 de julho de 2024
quinta-feira, 11 de julho de 2024
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FAZ EMISSÕES DO GOOGLE AUMENTAREM
Também revelou em seu relatório ambiental anual que suas emissões em 2023 aumentaram 13% em comparação com o ano anterior, atingindo 14,3 milhões de toneladas.
O Google, que tem investido muito em inteligência artificial, disse no mesmo relatório que sua meta "extremamente ambiciosa" de alcançar emissões líquidas zero até 2030 "não será facilmente atingida".
Suas emissões aumentaram quase 50% desde 2019, ano base para a meta do Google de alcançar a meta de emissões zero, com a empresa removendo a mesma quantidade de CO2 que emite.
A Agência Internacional de Energia estima que o consumo total de eletricidade dos data centers possa dobrar, até 2026, em relação aos níveis de 2022 atingindo 1.000 TWh (terawatt-hora) – aproximadamente o nível de demanda de eletricidade do Japão.
Segundo estima a empresa de pesquisas SemiAnalysis, até 2030 as aplicações de inteligência levarão os data centers a consumir 4,5% da geração global de energia.
Outra empresa da área, a Microsoft admitiu este ano que o uso de energia relacionado a seus data centers estava colocando em risco sua meta de ser negativa em carbono até 2030 - Brad Smith, presidente da Microsoft, admitiu em maio que a inteligência artificial mudou o cenário com o qual a empresa trabalhava anteriormente.
Já o cofundador da Microsoft, Bill Gates, disse há alguns dias que a inteligência artificial ajudará a combater a crise climática, porque as grandes empresas de tecnologia estão "seriamente dispostas" a pagar a mais para usar fontes de energia limpa; deve-se lembrar que essa empresa está considerando a hipótese de usar energia nuclear em seus data centers.
O uso da água para refrigeração dos data centers é outro fator impactado pela inteligência artificial; há estudos prevendo que esse uso pode vir a ser responsável pelo consumo de até 6,6 bilhões de metros cúbicos em 2027 - quase dois terços do consumo anual da Inglaterra.
A sociedade deve ficar alerta para esses fatos, especialmente levando em conta que, pelo seu histórico, as grandes empresas de tecnologia, e não apenas o Google, estão preocupadas quase que exclusivamente com seus lucros.
PENSANDO EM VEÍCULOS ELÉTRICOS, FERRARI EXPANDE SUA FÁBRICA
A Ferrari concluiu as obras de expansão de sua fábrica de Maranello, no norte da Itália.
Com as novas instalações, a empresa pretende aumentar a flexibilidade de seus processos de
manufatura e reduzir o tempo necessário ao desenvolvimento de novos modelos.
Nas novas instalações, que custaram cerca de 200 milhões de
euros, a Ferrari também construirá seus veículos elétricos, com lançamento
previsto para o início de 2026.
Benedetto Vigna, o CEO da Ferrari, deixou claro que empresa
não pretende aumentar seu volume de produção, mas sim que pretender ganhar "mais dinheiro por carro produzido.
Queremos que a empresa cresça, mas não porque aumentamos o volume de produção".
Vigna disse também que uma ferramenta chave para expandir as
receitas são as personalizações solicitadas pelos compradores, e que as novas
instalações permitirão a adoção de ferramentas tecnológicas que darão à Ferrari
mais flexibilidade para atender às exigências dos clientes
O primeiro carro elétrico da Ferrari não custará menos que
meio milhão de euros, informou a Reuters, informando também que um segundo
modelo elétrico já está em desenvolvimento.
As novas instalações, com 42.500 metros quadrados, que se
somam às já existentes em Maranello, dão à Ferrari a capacidade de produzir
vinte mil carros por ano, contra os pouco menos de catorze mil entregues em
2023, complementou a Reuters.
A empresa também produzirá carros híbridos, pretendendo
oferece-los juntamente com os elétricos e convencionais, atendendo a diferentes
tipos de clientes, desde que tenham (muito) dinheiro, claro.
segunda-feira, 8 de julho de 2024
CriticGPT, um corretor de erros de codificação
No entanto, o ChatGPT tem se mostrado capaz de programar, e a OpenAI lança agora o CriticGPT, uma nova inteligência artificial projetada para identificar erros no código gerado pelo ChatGPT. Esse código usualmente é revisado por humanos, e o CriticGPT é uma ferramenta destinada a auxiliar esse processo de revisão.
O CriticGPT analisa o código e sinaliza possíveis erros – segundo testes feitos pela empresa, ele tem se mostrado mais eficiente que os revisores humanos.
Apesar dos resultados iniciais promissores, o CriticGPT, como todo modelo de inteligência artificial, apresenta limitações, e por enquanto é útil apenas para a análise de código não muito complexo e de tamanho relativamente pequeno.
sábado, 6 de julho de 2024
Maioria dos brasileiros troca seus smartphones a cada dois anos
sexta-feira, 5 de julho de 2024
Sistemas operacionais e marcas de smartphones usados no Brasil
domingo, 30 de junho de 2024
CAEM AS VENDAS DE CELULARES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
quarta-feira, 26 de junho de 2024
Como os brasileiros usam seus smartphones?
domingo, 23 de junho de 2024
sexta-feira, 21 de junho de 2024
Ciberataques paralisam 15 mil lojas de veículos nos Estados Unidos
automóveis dos Estados Unidos, quase a metade das lojas desse tipo no país, praticamente pararam de operar a partir de 19 de junho após ataques de hackers atingirem a empresa de tecnologia CDK Global, que fornece serviços de computação para o gerenciamento desses estabelecimentos.
Em mensagem enviada pela CDK aos seus clientes a empresa disse que os ataques podem resultar em interrupções prolongadas de seus serviços, e que não tinha como estimar prazos para volta à normalidade - até 30 de junho os serviços seguiam paralisados, com prejuízos estimados entre 4 e 16 bilhões de dólares.
É mais uma amostra de como estamos todos sujeitos a problemas em todas as áreas, causados por falhas de segurança – e por maiores que sejam as medidas que sejam tomadas para proteger nossos sistemas, é bom lembrar que os criminosos estão sempre um passo à frente.
quarta-feira, 19 de junho de 2024
Mudanças climáticas fazem turbulências cada vez mais frequentes
um avião da Singapore Airlines que ia de Londres para Singapura, matando uma pessoa e ferindo mais de setenta.
O incidente, embora
raro, está levantando questionamentos, havendo suspeitas (quase
certezas) de que as mudanças
climáticas irão tornar mais fortes e frequentes fatos como esses.
O avião
sofreu uma queda repentina de cerca de
1.800 metros, que lançou
pessoas e objetos em direção ao teto da cabine. A
maioria dos voos experimenta algum nível de turbulência: perto do solo, ventos fortes podem causar
turbulência durante a decolagem ou o pouso. Em altitudes mais elevadas, fluxos de ar ascendentes e
descendentes podem causar turbulência de diversas intensidades à medida
em que os aviões voam através ou perto
delas – quando elas ocorrem fora das nuvens, são chamadas “turbulência de céu claro".
Pode levar algum
tempo para que se descubra que tipo de
turbulência causou o incidente da Singapore Airlines; pesquisadores dizem
que havia uma tempestade por perto,
mas as condições também eram favoráveis para turbulência de céu claro.
As mudanças climáticas estão
tornando as turbulências mais frequentes e
severas, diz o pesquisador
Jung-Hoon Kim da Universidade Nacional de Seul. Já uma equipe da
universidade britânica de Reading, coordenada pelo professor Paul Williams
identificou que nos últimos 30 anos houve um aumento de 55% no número de turbulências de céu claro sobre o
Atlântico Norte.
Acredita-se que aumentos semelhantes vêm sendo observados em todo o mundo, quase que certamente em função das mudanças climáticas, que estão fortalecendo as correntes de jato causadoras de turbulência. Correntes de jato são fluxos de ar intensos que se formam na troposfera, a camada mais alta da atmosfera terrestre; esses fluxos podem atingir 400 km/h e podem se estender por grandes distâncias e inclusive acontecer em altitudes relativamente baixas.
Em outro estudo,
Williams e seus colegas concluíram que as turbulências de céu claro se tornam mais severas
e frequentes à medida em que as
temperaturas se elevam. Kim e seus colegas chegaram à mesma conclusão.
Os pilotos usam
projeções de turbulência para planejar rotas. Centros meteorológicos podem
prever turbulência com base em dados coletados por sensores terrestres e
satélites e comunicar previsões aos pilotos. No avião, os pilotos usam radar
para identificar nuvens de tempestade e evitá-las.
Mas o radar não
pode detectar turbulência de céu claro, o que outra tecnologia, a LIDAR
(Light Detection and Ranging) consegue fazer. Infelizmente essa tecnologia ainda é muito
cara e os equipamentos que a compõem são muito grandes e pesados,
inviabilizando por enquanto seu uso na aviação comercial.
A expectativa é que sua miniaturização e redução de custos
torne padrão o uso dessa tecnologia; por enquanto, vamos manter os cintos
apertados...
quinta-feira, 13 de junho de 2024
quarta-feira, 5 de junho de 2024
quarta-feira, 22 de maio de 2024
HDs portáteis de 6 TB chegam ao mercado
Embora a tecnologia SSD venha se tornando
padrão em termos de armazenagem de dados, a Western Digital acaba de lançar um HD portátil com capacidade para 6 terabytes.
São os HDs desse tipo com a maior capacidade atualmente disponíveis, superando os de 5 TB que estavam no mercado desde 2017; são oferecidos em sete modelos com especificações semelhantes, mas com pequenas diferenças em termos de conectividade e compatibilidade. Há também o modelo Professional G-Drive ArmorATD, o mais caro da linha, em função de sua resistência a choques e a ambiente hostis.
Esses discos têm uma velocidade de leitura sequencial ao redor 130 MB/s e uma taxa de transferência de 5 GB/s; seus preços no mercado americano oscilam entre US$ 185 e US$ 230, dependendo do modelo.
Como as fitas magnéticas, os velhos e bons discos rígidos seguem vivos.
segunda-feira, 20 de maio de 2024
Deepfake: você e sua família podem ser vítimas
De maneira bastante simplificada podemos definir deepfake
como uma técnica de desinformação que usa inteligência artificial para criar
vídeos falsos, que mostram fatos que não aconteceram.
A rede de TV britânica Channel 4 analisou
cinco dos sites de deepfakes mais visitados e encontrou neles mais de 4 mil vídeos falsos de pessoas famosas, dentre elas atrizes, cantoras e jornalistas cujos rostos foram sobrepostos a material pornográfico usando inteligência artificial.
A pesquisa descobriu que esses cinco sites receberam 100
milhões de visualizações em três meses, inclusive de vídeos de uma apresentadora do próprio Channel 4, Cathy
Newman.
E a criação desses vídeos segue aumentando: em 2016 apenas
um vídeo de pornografia deepfake foi encontrado on line; nos três primeiros
trimestres de 2023, foram carregados quase 145 mil novos vídeos desse tipo nos
40 sites mais conhecidos do ramo - mais do que em todos os anos anteriores somados.
Embora não se trate de deepfake, já é relativamente
frequente, entre pessoas comuns, a prática de “pornografia de vingança”,
ou "revenge porn", a
divulgação não consentida de fotos ou vídeos de natureza sexual, feita por parceiros com os
quais as vítimas tenham rompido.
Como sempre acontece quando surgem novos tipos de crime
envolvendo celebridades, eles logo começam a ser praticados contra pessoas
comuns, não devendo nos surpreender se ataques usando deepfake atingirem
pessoas de nossas relações ou nossos familiares, com o objetivo de simplesmente
atacar a honra dessas pessoas ou as extorquir.
Os governos, empresas e a sociedade como um todo devem
combater seriamente esse tipo de crime, pelo impacto que o mesmo traz às suas
vítimas e famílias, lembrando que o uso de deepfake pode ir além da pornografia
e envolver campanhas políticas, atividades empresariais e outras.
domingo, 12 de maio de 2024
O amor faz cada coisa...
O tenente-coronel do exército americano
David Franklin Slater, que servira na Alemanha e no Afeganistão, foi para a reserva e passou a prestar serviços à força aérea daquele país.
Slater trabalhava em uma área em que eram acompanhados
aspectos relativos à guerra na Ucrânia e ali tinha acesso a documentos que eram
classificados como “Top Secret”.
Em 2 de março passado, Slater foi preso, acusado de “transmitir a uma pessoa não
autorizada informações classificadas
relacionadas à defesa nacional” – em linguagem corrente, isso significa
algo como espionagem.
E quem era essa pessoa? Era alguém que se passava por uma
mulher ucraniana que Slater conhecera através de uma plataforma de namoro
online e com a qual mantinha contatos por e-mail e por um aplicativo de
mensagens.
Durante esses contatos, entre outras coisas, Slater
respondia a perguntas da “ucraniana” – eram perguntas como "Querido Dave, a OTAN e o Biden têm um plano secreto para nos ajudar?"
e “Dave, espero que amanhã a OTAN
prepare uma “surpresa” muito desagradável para Putin! Você vai me contar?"
Outras mensagens diziam coisas como "Meu doce Dave, obrigada pela informação valiosa, é ótimo que dois
oficiais americanos estejam
indo para Kiev" e “Você
tem trabalho no Centro de Operações hoje, eu lembro - tenho certeza de que há muitas notícias
interessantes lá".
As investigações ainda estão em andamento, e o que as
autoridades já descobriram podem dar a Slater dez anos de prisão e multa de US$
250 mil.
É bastante óbvio que a pessoa com quem Slater mantinha
contatos buscava informações sensíveis e é surpreendente que Slater as tenha
dado, especialmente por ter sido um militar de carreira e ter recebido treinamento
em segurança.
De qualquer forma, o caso confirma o que dizia o poeta
americano Robert Frost: uma mulher demora vinte anos para transformar um menino
em um homem, e outra mulher demora vinte minutos para transformar um homem em
um menino...
quinta-feira, 9 de maio de 2024
Chinês condenado por espionagem industrial
Notícias a respeito de espionagem industrial
raramente chegam à mídia, em função do interesse dos envolvidos em não divulgarem informações a respeito de fatos desse tipo.
Agora, acontece uma exceção: Xiaolang Zhang, ex-funcionário
da Apple, acaba de ser condenado a 120 dias de prisão, seguidos de um período
de três anos de liberdade supervisionada e pagamento de multa de US$ 146.984;
foi uma sentença branda, pois Zhang poderia pegar até 10 anos de prisão e a
multa poderia chegar a US$ 250 mil.
Quando na Apple, o crtiminoso trabalhou como engenheiro de
hardware no Projeto Titan, que já dura uma década e pretende desenvolver
veículos autônomos.
Zhang transferiu informações sobre o projeto da Apple à
empresa chinesa XPeng Motors; além das informações, Zhang roubou placas e um
servidor Linux dos laboratórios de desenvolvimento da empresa.
O engenheiro demitiu-se da Apple após uma licença
paternidade e uma viagem à China, dizendo à fabricante do iPhone que iria
trabalhar para a XPeng Motors. Isso desencadeou uma investigação, pois a Apple
sabia que a XPeng também estava desenvolvendo tecnologia
de direção autônoma.
Circuitos internos de vigilância mostraram Zhang retirando as
placas e o servidor dos laboratórios da Apple e transferindo arquivos para o
computador de sua esposa, o que fez com que a empresa levasse o assunto à
polícia, dando início ao processo que culminou com a condenação.
Zhang foi preso em 2018 no Aeroporto Internacional de San
Jose quando estava prestes a embarcar em um voo para a China. Inicialmente
disse ser inocente, postura que conservou até 2022, quando passou a admitir ter
cometido o crime.
Com relação ao projeto da Apple na área, parece ter havido
uma mudança de planos: a empresa estaria agora desenvolvendo um veículo
elétrico, não necessariamente autônomo, que não deve ser lançado antes de 2028.
Dependendo de quanto Zhang recebeu da XPeng, o crime pode
ter compensado: ele tem até 19 de junho para se entregar e deverá cumprir sua
pena em uma prisão de segurança mínima o mais próximo possível de sua casa em
San Jose, na Califórnia.
Pensemos no que provavelmente teria acontecido a um estrangeiro
que tivesse roubado segredos industriais de uma empresa na China...
quarta-feira, 8 de maio de 2024
Cresce muito a poluição gerada pela computação
As emissões de CO2 decorrentes das
atividades ligadas à computação deverão crescer 775% até o ano de 2040.
É o que
afirma um estudo publicado na revista Nature por pesquisadores da universidade
chinesa de Wuhan. Esses profissionais alertam ser urgente ação imediata para
tornar este setor mais sustentável.
Segundo o
estudo, uma das principais causas desse aumento são as aplicações de
inteligência artificial, que requerem uma grande quantidade de energia para
serem processadas.
Outro fator
importante é o ciclo de vida cada vez mais curto do hardware, que requer cada
vez mais recursos naturais para sua fabricação, além dos volume cada vez maior
de material descartado.
Esse
descarte acarreta riscos ambientais em função das
substâncias perigosas presentes nos equipamentos, como mercúrio, chumbo e
cádmio, que podem contaminar o ar, o solo e a água.
Deve-se registrar que a produção global de lixo eletrônico foi de 53,6 milhões de toneladas em 2019, devendo atingir 74,7 milhões de toneladas em 2030.
Considerando todos esses fatores, se o setor digital fosse uma nação, ocuparia o quinto lugar entre os maiores emissores de CO2 do mundo, contribuindo com 3,8% do total de emissões; esse número é quatro vezes superior aos da França, um país desenvolvido e de grande porte
terça-feira, 7 de maio de 2024
Amazon multada na França: vigilância excessiva sobre os empregados
A CNIL (Commission nationale de
l'informatique et des libertés) órgão do governo francês responsável pela proteção de dados, anunciou ter multado a unidade francesa da Amazon em 32 milhões de euros, por usar sistemas “excessivamente intrusivos” para vigiar seus trabalhadores.
Segundo a
CNIL, os sistemas empregados, que
inclusive (e talvez principalmente) tem por objetivo aumentar a
produtividade, são uma violação das novas regras de privacidade adotadas pela
União Europeia, batizadas GDPR, em inglês General Data Protection Regulation.
Em função da
GDPR, grandes empresas de tecnologia americanas têm sido multadas
frequentemente na Europa; a multa ora aplicada nasceu de uma
denúncia feita em 2019 feita por trabalhadores da unidade francesa da Amazon.
A CNIL esclareceu
que os trabalhadores são observados por sistemas de vigilância, um dos quais recebeu
o apelido de “metralhadora” e é destinado a monitorar a velocidade das mãos do
pessoal que manipula os pacotes a serem enviados aos clientes. Além disso,
existem sistemas de inteligência artificial que medem o “tempo ocioso” de cada
trabalhador.
A Amazon
disse discordar das conclusões da CNIL que levaram à multa, da
qual pretende recorrer. Disse também que sistemas de gerenciamento de armazém
são padrão da indústria, necessários para garantir a segurança, qualidade e
eficiência das operações.
Ainda segundo
a Amazon, a “metralhadora” existe para que os pacotes sejam manipulados na
velocidade adequada, nem muito devagar, nem muito depressa, sem erros ou perda
de eficiência. Quanto ao monitoramento do “tempo ocioso”, ele acontece para que
a cadeia de movimentação de pacotes, que funciona como uma linha de montagem,
não sofra interrupções.
Há não muito
tempo, a Amazon foi acusada de tratar de forma inadequada os funcionários de
seus armazéns nos Estados Unidos, tendo a mesma dito ter tomado as medidas
corretivas necessárias – provavelmente apenas as necessárias para que o tema
não volte a atrair a atenção da mídia.
segunda-feira, 6 de maio de 2024
Fabricar um smartphone gera 80 quilos de CO2
Segundo a
empresa, mais de um milhão de negócios já foram feitos por seu intermédio; a
Swappie seria fruto de um golpe sofrido por um de seus fundadores, que comprou
um smartphone usado pela internet e não recebeu o aparelho.
Agora, a
empresa faz da segurança e da redução do impacto ambiental seus principais
argumentos de venda, dizendo que o processo de fabricação de um smartphone gera
80 quilos de CO2 e mais dois quilos são produzidos nas fases de embalagem e
transporte dos mesmos – assim, evitando o descarte dos equipamentos antigos,
haveria uma redução na emissão de poluentes, o que até certo ponto é verdade –
esse é um dos princípios da economia circular.
Atualmente
menos de 15% dos smartphones são reciclados e a maioria deles acaba em aterros
sanitários.
Segundo a
empresa, 80% dos componentes de um smartphone são recicláveis, com 98% dos
materiais utilizados podendo ser reaproveitados, inclusive ouro, cobre, cobalto
e estanho e que quase 24 mil toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na
atmosfera em função de suas operações.
A Swappie diz também que a pegada de carbono de um
smartphone recondicionado é 78%
inferior à de um smartphone novo; a empresa teria chegado a essas conclusões a
partir da análise
dos relatórios ambientais de fabricantes, como Apple, Samsung e outros.
domingo, 5 de maio de 2024
Inteligência artificial não vai tomar seu emprego – ao menos por enquanto
À medida que inteligência artificial (IA) torna-
se mais capaz, aumenta o medo das pessoas em termos de desemprego – todos tememos ser substituídos por ela.
Mas, ao menos
por enquanto, essa substituição não deve ser muito rápida, por um motivo
simples: quase todos somos mais baratos que IA.
Quem chegou a
essa conclusão foi um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT),
que mostra que o custo de implementação da tecnologia não compensa, em muitos
casos e ao menos por enquanto, usá-la para nos substituir.
Quando as
pessoas pensam na substituição de pessoas por IA, a maioria delas leva em conta
a capacidade da tecnologia para execução de tarefas hoje desempenhadas por
humanos; por essa razão, muitos dos estudos e notícias acerca do assunto se concentram
nessa capacidade, apenas exacerbando a sensação de insegurança no emprego.
O estudo do
MIT, denominado “Beyond AI Exposure”, vai além dessa abordagem típica e leva em
conta um fator quase sempre negligenciado: custos. Em suas 45 páginas, o
documento detalha os métodos utilizados para a realização do estudo e seus
resultados, concluindo que ao menos por enquanto, não há motivos para pânico.
Os valores
considerados para a realização do estudo referem-se aos Estados Unidos – no
Brasil, onde a mão de obra é mais barata, a possível substituição estaria ainda
mais distante.
No entanto,
não vale a pena fazer de conta que IA simplesmente não existe: estudar e
acompanhar o mercado é sempre importante.
sábado, 4 de maio de 2024
MIT desenvolve tecnologia para diagnóstico precoce de câncer do pâncreas
Pesquisadores das áreas de engenharia de
computação e inteligência artificial do MIT estão desenvolvendo tecnologia que se espera seja mais eficiente das que hoje estão disponíveis para o diagnóstico precoce do adenocarcinoma ductal pancreático (ADP), um tumor maligno que afeta o pâncreas.
O ADP representa
cerca de 80% dos tumores malignos que atacam o órgão e é um dos tipos de câncer com maior taxa de
mortalidade em todo o mundo: representa 2% de todos os tipos de neoplasia e
responde por 4% de todos os óbitos decorrentes de doença maligna.
O tratamento mais
efetivo para o ADP é cirúrgico, mas para que ele seja eficaz, o tumor deve
estar em estágio inicial. Porém, na grande maioria dos pacientes ele só é diagnosticado em fase avançada,
comumente quando já há metástase; em 80% dos casos, o ADP é diagnosticado tarde
demais. Atualmente, apenas uma em cada 10 pessoas diagnosticadas com câncer no
pâncreas sobrevive mais do que cinco anos.
Os pesquisadores criaram dois algoritmos de aprendizado de
máquina, que foram combinados para criar uma rede neural chamada PRISM, ao que
tudo indica capaz de detectar o ADP mais cedo e de forma mais eficiente que os
métodos atuais.
Embora o uso de inteligência artificial no campo de
diagnósticos não seja algo totalmente novo, a PRISM do MIT se destaca pela
forma como foi desenvolvida; a rede neural foi treinada com o uso de mais
de 5 milhões de registros de saúde eletrônicos de pacientes.
Ele usa dados pessoais do paciente, inclusive seu estilo de
vida, além de dados clínicos e laboratoriais coletados rotineiramente. O
tamanho da base de dados que treinou a rede neural e a
diversidade da população americana permitem que a PRISM tenha uma eficiência
maior em relação a outras tecnologias.
O projeto PRISM começou há cerca de seis anos e apesar de
sua aparente eficiência, a tecnologia ainda não pode ser utilizada de forma
massiva, estando no momento restrita aos laboratórios do MIT e a pacientes
americanos selecionados – os desafios logísticos para expandir seu uso são
grandes. Além disso, a PRISM, para se tornar ainda mais eficiente, precisará
receber dados sobre outras populações.
O desenvolvimento contínuo de modelos de inteligência artificial
que podem prever a probabilidade e diagnosticar esse e outros tipos de câncer
mais precocemente não apenas melhorará os resultados para os pacientes, mas
também aliviará a carga de trabalho dos profissionais médicos.
O uso de inteligência artificial em diagnósticos parece
estar na ordem do dia, a ponto de despertar o interesse de empresas como a IBM,
que tem trabalhado em tecnologia capaz de detectar câncer de mama um ano antes
de que este se manifeste de forma evidente.
sexta-feira, 3 de maio de 2024
X-59, o supersônico silencioso
A NASA e a
Lockheed mostraram ao público o X-59, um avião que está sendo chamado “o
supersônico silencioso", e que pode ser o futuro da aviação civil e
militar.
O X-59 vem
sendo desenvolvido pela Lockheed há anos, tendo em 2018 recebido da NASA uma
subvenção de US$ 248 milhões - esse foi apenas mais um investimento em programas de pesquisa feito pela NASA, com o objetivo de desenvolver a aviação
em termos de velocidade, eficiência e capacidade.
Essa é a
primeira vez que o X-59 foi exibido – isso aconteceu durante um grande evento
nas instalações da Lockheed em Palmdale. Segundo Pam Melroy, executiva da NASA
e astronauta que foi três vezes ao espaço, o avião em apenas alguns anos,
deixou de ser um conceito ambicioso e passou a ser uma
realidade que ajudará a mudar a forma de viajar.
O X-59 é uma
aeronave experimental, não um protótipo. Com ele pretende-se demonstrar que um
avião pode ultrapassar a velocidade do som – 1224 km/h - sem gerar o característico estrondo, que é um
problema para a operação dessas aeronaves; espera-se que o avião possa voar a
quase 1.500 km/h.
Embora seja
impossível eliminar completamente o estrondo, a equipe que desenvolveu o avião
disse que ruido gerado pelo mesmo será muito atenuado, não prejudicando pessoas, infraestrutura e animais.
Essa redução
de ruído é obtida principalmente em função do layout incrivelmente aerodinâmico
do X-59, que tem cerca de trinta metros de comprimento e dez de
envergadura. Isso torna impossível a
instalação de para-brisa, que foi substituído por uma tela 4K, batizada
External Visibility System (XVS) que transmite ao piloto, em tempo real,
imagens do que está à frente. A foto que ilustra esta matéria foi distribuída
pela Lockheed.
Vale lembrar
que o Spirit of St. Louis, avião com o qual
Charles Lindbergh fez a primeira travessia do Atlântico sem escalas, em
1927, também não tinha para-brisa – como na época não existia nada parecido com
telas 4k, o piloto usava um periscópio para ver o que estava à frente.
O X-59 ainda
não decolou, pois ainda há muitos testes a serem feitos, mas estes vem
acontecendo em terra, inclusive com a aeronave taxiando. O primeiro voo, ainda
subsônico, deve acontecer neste ano, até que se chegue primeiro voo
supersônico.
Talvez seja a
volta dos aviões comerciais supersônicos, lembrando que o Concorde, o mais
conhecido deles, voou comercialmente entre 1976 e 2003, quando razões relativas
a custo operacional e restrições para operação nos Estados Unidos em função de
impactos sobre o meio ambiente, decretaram a suspensão de suas operações.
quinta-feira, 2 de maio de 2024
PROTEÍNAS NA DETECÇÃO PRCOCE DE CÂNCERES
O portal BMJ Oncology publicou os resultados de pesquisas
que buscam desenvolver uma ferramenta de teste para detecção precoce de alguns tipos de câncer.
Se as pesquisas lograrem êxito, especialistas afirmam que
pode acontecer uma “virada de jogo" na medicina - o câncer é responsável
por uma em cada seis mortes em todo o mundo, mas a detecção precoce pode
melhorar significativamente esses números. Os testes ora existentes têm alguns problemas, incluindo
altos níveis de invasividade e custo, além de baixos níveis de precisão nos
casos de doenças em estágio inicial.
A equipe que vem desenvolvendo as pesquisas, ligada à
empresa de biotecnologia americana Novelna, trabalham em um
teste que analisa proteínas no sangue e pode detectar 18 tipos de câncer em
estágio inicial, abrangendo todos os principais órgãos do corpo humano.
Proteínas específicas no sangue já podem ser
usadas para detecção precoce e monitoramento, mas, até agora, os testes carecem de sensibilidade - precisão em identificar pessoas com câncer - e especificidade - precisão em excluir aqueles sem câncer, disseram os pesquisadores.
Segundo o pessoal da Novelna, seu teste tem uma
sensibilidade muito maior do que o teste Galleri, que começou a ser aplicado
recentemente.
A equipe de pesquisadores ressalva que o tamanho relativamente pequeno de casos
estudados, cerca de 500, exige estudos adicionais envolvendo mais pessoas. O
Dr. Mangesh Thorat, qua atua no Centre for Cancer Prevention do
Wolfson Institute of Preventive Medicine e que não participou do estudo,
afirmou que ainda há dúvidas que e são necessários mais estudos, mas que o novo
teste tem alguns pontos interessantes ,
como uma sensibilidade maior que o dos
testes ora em desenvolvimento e uso.
O Professor Paul Pharoah, um especialista em epidemiologia
do câncer no Cedars-Sinai Medical Center, que também não está envolvido no
estudo, também pediu cautela, mas disse que testes de sangue simples, baratos,
que podem detectar muitos cânceres diferentes nos estágios iniciais e não geram
falsos positivos poderiam revolucionar a área, especialmente por ser viável sua
aplicação em grande escala.
quarta-feira, 1 de maio de 2024
CRESCEM AS VENDAS DE SMARTPHONES NO MERCADO GLOBAL
2024 houve um crescimento de 10% nas vendas de smartphones, em relação ao mesmo período de 2023.
Os dez apps mais presentes na tela inicial de nossos smartphones
quarta-feira, 24 de abril de 2024
JEEP: AS RAÍZES ESTÃO NA WILLYS E NA FORD
grupo Stellantis, que tem 14 marcas em seu portfólio, entre as quais Fiat, Alfa Romeo, Peugeot, Citroën, Dodge, RAM e Opel.
estava atrasada em relação ao cronograma estabelecido pelo Exército, que pediu ajuda à Ford, que também começou a fabricar o veículo, usando o projeto do Willys.
terça-feira, 23 de abril de 2024
VOYAGER 1: LANÇADA EM 1977 ESTÁ A 24 BILHÕES DE KM DA TERRA
QUE TAL UM RELÓGIO DE 550 MIL EUROS?
quinta-feira, 4 de abril de 2024
O EMBURRECIMENTO DOS BRASILEIROS: POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES
segunda-feira, 1 de abril de 2024
TESLA: PRESTÍGIO CAI NOS ESTADOS UNIDOS
O número de cidadãos americanos que gostam e confiam ou que pretendem comprar um veículo elétrico produzido pela Tesla vem caindo consistentemente, como mostra o gráfico, produzido pela empresa de inteligência de mercado Caliber.