terça-feira, 26 de março de 2019

O NASCIMENTO DO AIRBNB, UMA EMPRESA BASEADA EM TECNOLOGIA (E SORTE)


Gabriel Francisco Ribeiro/UOLFortemente baseada em tecnologia, a Airbnb é uma empresa bilionária, conhecida como "a maior rede de hotéis do mundo sem possuir nenhum quarto"; foi fundada em 2008.

Seus fundadores, Brian Chesky e Joe Gebbia tinham uma ideia, mas não tinham dinheiro - para conseguir algum, aproveitaram a campanha eleitoral americana daquele ano que opunha Barak Obama a John McCain e lançaram no mercado cereais cujas caixas mostravam caricaturas dos candidatos. Cada cereal tinha um nome divertido e ligado ao candidato: ObamaO's para o democrata e Cap'n McCain's, para o republicano.

Os próprios fundadores, que eram designers,  projetaram as caixas, mandaram imprimir mil delas, compraram cereais baratos que já estavam no mercado (Cherrios e Captain Crunch) e os embalaram - fizeram isso em seu apartamento, fechando as caixas com uma pistola de cola quente. 

Por alguma razão desconhecida, Chesky, Gebbia e seu cereal tiveram a sorte de aparecer em uma rede nacional de TV, fazendo com que as mil caixas fossem todas vendidas em um único dia, a US$ 40 cada uma (um preço exorbitante) e deixando 30 mil dólares líquidos para os empreendedores - esse dinheiro foi suficiente para manter o negócio funcionando por alguns meses, até ser aceito por um programa de aceleração de startups do Vale do Silício e realmente iniciar sua trajetória de sucesso.

Um ano depois, a empresa tinha quinze funcionários, trabalhando no mesmo apartamento; para abrir espaço, Chesky deixou o local e foi viver em um imóvel locado via Airbnb. Mas a ideia já era realmente um êxito: até o final de 2010, investidores colocaram quase 8 milhões de dólares na empresa, que já havia vendido mais de 700 mil noites de hospedagem.

O crescimento tem sido continuo: escritórios foram abertos em diversos países e novos tipos de serviço criados, desde a oferta de imóveis mais luxuosos até aqueles de custo muito mais baixo, destinados a vítimas de desastres naturais, como o tufão Sandy, que atingiu Nova Iorque em 2012 e a refugiados e imigrantes ilegais.


As empresas hoteleiras têm procurando, sem muito sucesso, combater a Airbnb, acusando-a de concorrência desleal, porém parece que a trajetória de crescimento deve continuar, já se falando na abertura do capital da empresa neste ano de 2019.