sábado, 16 de março de 2019

JERRY MERRYMAN, UM DOS PAIS DA CALCULADORA ELETRÔNICA

Nascido em 1932, Jerry Merryman (abaixo em foto de 1997) desde muito cedo interessou-se pela eletrônica; aos 11 anos já trabalhava em uma oficina de conserto de rádios. 

Na oficina, existia um exemplar do livro "Radio Engineering", de Frederick Terman, um professor da Stanford University, que é considerado um dos pais do Vale do Silício. Merryman "devorou" o livro, a ponto de cita-lo frequentemente até o fim de sua vida - a imagem ao lado é de uma edição de 1952.

Marryman vivia em Hearne, uma pequena cidade do Texas, e, ainda menino, era muito comum ser procurado pela polícia local, de dia ou à noite, quando um de seus rádios apresentava problemas.

Em 1963, foi contratado como engenheiro pela  Texas Instruments, mesmo sem ter curso superior.  Dois anos mais tarde, a TI juntou-o a dois outros engenheiros,  Jack Kilby e James Van Tassel e deu-lhes uma missão: projetar uma calculadora eletrônica ( que a empresa chamou de régua de cálculo eletrônica) que fosse portátil e acionada por uma  bateria recarregável - isso ainda não existia no mercado!

Em três dias (e três noites, como disse mais tarde) Merryman projetou a máquina, baseada em  circuitos que haviam sendo inventados por Kilby.

Só dois anos depois, em 1967, o projeto transformou-se em um produto: uma máquina chamada CalTech, que pesava 1,3 quilos, media 4 x 6 polegadas e não tinha tela: os resultados dos cálculos eram impressos em papel térmico, como nas atuais máquinas de cartões de crédito.  

A máquina fazia apenas as quatro operações, e no lançamento custava US$ 400, cerca de US$ 2.600 atuais!

Merryman disse  que à época acreditava apenas estar criando uma nova calculadora, só mais tarde percebendo que a equipe dera início a uma revolução na área de equipamentos eletrônicos. 

No dia seguinte à sua aposentadoria em 1994, a TI  trouxe-o de volta como consultor

Seu colega da Texas, Vernon Porter disse: "Tenho um Ph.D. em ciência de materiais, conheço centenas de cientistas, professores, vencedores do Prêmio Nobel etc., mas Jerry Merryman foi o homem mais brilhante que conheci". 

Merryman morreu em 27 de fevereiro passado.