terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

UNIVERSIDADE ARGENTINA DESENVOLVE KIT PARA AUXÍLIO A CEGOS

Image result for bengala cegosUn equipo de la Universidad de La Plata creó un bastón y anteojos con sensores infrarrojos para detectar obstáculos y humedad y alertar a su usuarioUm grupo de pesquisa formado por professores e alunos da Facultad de Informática da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), está desenvolvendo um kit formado por uma bengala e óculos para auxiliar cegos em seus deslocamentos.

O kit permite detetar obstáculos desde a altura do rosto até o solo e é constituído basicamente por sensores de proximidade infravermelhos; na ponta da bengala há outro sensor que deteta umidade no solo, e adverte sobre a presença de poças e pisos molhados.

O equipamento, ao detetar um obstáculo
emite um alerta sonoro ou uma vibração na bengala; esse alerta pode ser também enviado ao smartphone do usuário, através de uma conexão Bluetooth. O software do kit pode ser configurado, podendo, por exemplo, habilitar sons ou vibrações, informar o nível da bateria etc. 

O kit pode ser muito útil - a Organização Mundial da Saúde disse que, em 2010, existiam 39 milhões de cegos e 246 milhões de pessoas com baixa visão; 90% dessas pessoas estão em países subdesenvolvidos, com poucas oportunidades de acesso a serviços de prevenção e tratamento de seus problemas de visão.