quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

AMAZON E RIVIAN: UMA APOSTA QUE PODE DAR CERTO


A Tesla talvez seja a mais conhecida fabricante de carros elétricos e a líder de venda desses veículos nos Estados Unidos, mas um de seus novos rivais, a Rivian, acaba de receber um investimento de US$ 700 milhões da Amazon, o que pode alterar o cenário nessa área, ainda mais em função dos problemas financeiros que a Tesla vem enfrentando.

A Rivian, que vem trabalhando no desenvolvimento de uma pickup e de um SUV, foi fundada em 2009 por R. J. Scaringe, um engenheiro formado pelo MIT. Seus veículos foram apresentados em novembro passado no Los Angels Auto Show. 

A principal novidade desses veículos é um chassis que lembra um skate, e no qual estão montados os componentes chave desses veículos: baterias, suspensão, eixos, sistema de refrigeração e os quatro motores, que segundo a empresa darão aos veículos autonomia de 400 milhas.

A Amazon, desde 2015, vem investindo fortemente na sua estrutura logística: para entregas, usa veículos convencionais (comprou 20 mil vans Mercedes em 2018), aviões, navios e vem testando drones e robôs; um deles, chamado Scout, lançado em janeiro passado, pode ser visto aqui. No ano passado, gastou mais de US$ 27 bilhões com entregas, e vem ganhando terreno com isso: um amigo, que vive em São Paulo, comprou um livro via site da Amazon em um dia à noite e na manhã seguinte recebeu a encomenda!

Segundo a Amazon, a  aposta na Rivian deve-se não apenas a questões de custo, mas também à busca de diminuir o impacto de suas operações sobre o meio ambiente.