quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

O LIXO ESPACIAL É UMA PREOCUPAÇÃO

A U.S. Space Surveillance Network é uma rede ligada ao governo americano que se preocupa, especialmente, com o lixo que permanece na órbita da Terra - esse lixo é composto por objetos ou partes de satélites e foguetes que foram lançados ao longo do tempo. A ilustração acima dá uma visão de como esse tipo de poluição vem aumentando, desde que em 1957 foi lançado o primeiro satélite artificial.
A entidade diz que mais de 20 mil objetos maiores do que 10 centímetros, pesando quase 7 mil toneladas, estão flutuando ao redor da Terra, sendo que alguns deles têm velocidades que se aproximam dos 10 quilômetros por segundo. Esses detritos representam perigo para missões espaciais, pois um fragmento minúsculo viajando em alta velocidade pode danificar satélites e naves e até causar a morte de astronautas que estiverem a bordo. E com o a possibilidade de novas missões espaciais tripuladas rumo à Lua e futuramente também a Marte, o lixo espacial é um problema que precisa ser resolvido com urgência. Além disso, satélites em operação podem ser atingidos, gerando inúmeros problemas, especialmente na área de telecomunicações e até mesmo paralisando o sistema GPS e outros similares
Visando enfrentar esse problema, vem sendo desenvolvido o  projeto RemoveDEBRIS, envolvendo diversas empresas e instituições de pesquisa, sob a coordenação da University of Surrey, da Inglaterra.
De forma resumida, o projeto prevê o lançamento de um satélite provido de uma espécie de arpão e de uma rede, que capturam o lixo em órbita à sua volta e a seguir se lança em direção à Terra; na entrada na atmosfera, o atrito gerará calor suficiente para incinerar o lixo (e também o satélite, que por essa razão deverá ser de baixo custo). Esta ilustração dá uma visão do projeto. 
Em abril de 2018 a nave foi lançada, com os primeiros testes sendo conduzidos em setembro, com sucesso. Agora, a RemoveDEBRIS acaba de capturar um fragmento espacial verdadeiro usando seu arpão; é um objeto de 10 centímetros, que voava a 20 metros por segundo, como pode ser visto neste vídeo.