quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mais tecnologia nas cirurgias

Quando um paciente se submete a uma cirurgia, é comum que faça exames antes (para saber como está seu estado de saúde) e depois (para avaliar o resultado da intervenção). Apesar de essa rotina ser eficaz em casos simples, procedimentos mais complexos podem se tornar mais seguros com o suporte de novas tecnologias.

É o que propõem as salas híbridas, duas das quais estão disponíveis no HCor, em São Paulo; nelas, exames sofisticados de imagem estão sendo feitos em tempo real, durante as cirurgias. Conceito recente na área médico-hospitalar, as salas híbridas consistem na união entre centro cirúrgico e sala para procedimentos de intervenção não cirúrgica associado a equipamentos de imagem de alta definição. O espaço é desenhado para que os exames sejam usados antes, durante e depois das intervenções, proporcionando mais segurança e precisão em procedimentos complexos.

Em janeiro deste ano, o HCor, um dos maiores centros de tratamento de doenças cardiovasculares da América Latina, inaugurou essas salas: uma para procedimentos neurológicos e outra para cirurgias cardiovasculares. De acordo com a revista médica HCor Saúde, antes do uso dessa tecnologia, tumores como os de cérebro podiam não ser totalmente visualizados pelo cirurgião, tornando necessária outra intervenção para a retirada completa. 

O HCor também conta com estações de trabalho all-in-one. Com funcionalidade touchscreen, como as dos smartphones, elas permitem que os médicos acessem e registrem informações sobre agendamentos cirúrgicos, resultados laboratoriais, laudos e imagens de exames de diagnóstico. Os dados clínicos também podem ser conferidos durante cirurgias, por meio de telões dispostos em 360 graus em torno do campo cirúrgico.

A plataforma tecnológica do hospital  também permite o registro do tempo de cirurgia e de anestesia e o controle de medicamentos, materiais e serviços prestados durante o procedimento.

Tudo isso mostra como a tecnologia vem se incorporando rapidamente ao campo da saúde – bom seria se todos esses avanços pudessem estar ao alcance de todos os brasileiros.