terça-feira, 13 de junho de 2017

GRAHAM BELL - GRAÇAS A ELE VOCÊ TEM CELULAR

Alexander Graham Bell é considerado o inventor do telefone. Na realidade, ele foi um dos muitos estudiosos que desenvolveram o assunto, mas levou uma vantagem sobre os demais: após uma longa luta na justiça, conseguiu patentear a tecnologia. Nascido na Escócia, viveu no Canadá e posteriormente nos Estados Unidos.

Bell buscava desenvolver uma tecnologia que ajudasse os deficientes auditivos (seus pais eram surdos), mas acabou chegando ao telefone. Consta que a primeira chamada telefônica foi feita por Bell de uma sala para outra de seu laboratório, tendo Bell dito ao seu assistente que atendera à ligação: “Mr, Watson, come here”. Isso ocorreu em 10 de março de 1876, ano em que foi feita a foto de Bell à esquerda.

O sucesso foi instatâneo, e o telefone maravilhou multidões que foram à exposição que comemorava o centenário dos Estados Unidos, realizada naquele mesmo ano em Filadélfia – D. Pedro II esteve presente à Exposição e entusiasmou-se pela invenção, tendo sido o primeiro acionista da Bell Telephone System, empresa de telefonia fundada por Bell em 1877. A foto ao lado mostra Bell na inauguração da ligação telefônica Nova Iorque-Chicago, em 1892.

Dois anos depois, aos 32 anos, Bell  pode deixar suas funções executivas na empresa: estava rico e famoso. Passou então a dedicar-se à filantropia e a outras pesquisas, enquanto a Bell e suas subsidiárias continuaram crescendo – um de seus braços mais importantes foram os Bell Labs, laboratórios de pesquisa pelo qual passaram  pesquisadores famosos, inclusive diversos ganhadores do Prêmio Nobel. Sob outros  nomes, especialmente  AT&T, a Bell manteve o monopólio dos serviços de telecomunicações nos Estados Unidos, até que pressões do governo e opinião pública levaram à sua divisão em diversas outras companhias.

Bell é considerado também o inventor do detetor de metais, tendo também trabalhado no aperfeiçoamento de aviões, planadores e barcos.

Curiosamente, Bell nunca teve um telefone em seu escritório particular. Morreu em 1922, aos 75 anos de idade; foi enterrado em um caixão feito pelos seus funcionários; no horário do enterro, todo serviço telefônico nos Estados Unidos e Canadá foi suspenso por um minuto.