quinta-feira, 12 de novembro de 2015

TECNOLOGIA NA BUSCA DE EMPREGOS

Num passado não muito remoto, os grandes jornais traziam cadernos de empregos, volumosos – aos domingos, o jornal ‘O Estado de S. Paulo’ trazia dois desses cadernos – os candidatos ao se interessarem por uma vaga enviavam seus currículos pelo correio e aguardavam um eventual chamado; parece que foi há séculos!
Hoje, tudo mudou: os brasileiros utilizam os classificados na publicados na internet como principal ferramenta para procurar emprego. Segundo um levantamento feito pela agência de empregos Catho, 65,7% das pessoas usam esse método para encontrar oportunidades.
O networking   aparece em segundo lugar, com 54,1% na pesquisa. A taxa de sucesso é maior nesse caso, apesar de ser seguida de perto pelos resultados obtidos por meio da internet. Em um ano, houve um aumento de 9,4 pontos percentuais no uso de ferramentas web para conseguir  emprego.
A praticidade, a possibilidade de enviar currículos para diversas oportunidades de maneira rápida é um dos fatores que explicam a preferência dos profissionais por essa ferramenta.
A pesquisa da Catho descobriu que o envio de currículos diretamente para empresas foi uma opção adotada por 46,7% dos entrevistados, enquanto 40,3% disseram que utilizam redes sociais para achar um novo trabalho.
A pesquisa de 2015 teve 23.011 respondentes de todo o Brasil, sendo que 54,2% estão empregados (29,7% em empresas com mais de 500 funcionários). O levantamento foi feito entre os dias 13 de junho e 29 de julho deste ano.
Os demais resultados da pesquisa estão abaixo: