quinta-feira, 5 de novembro de 2015

TECNOLOGIA? AMAZON ABRE LIVRARIA FÍSICA

Um dos ícones do comércio eletrônico, a Amazon dá aquilo que parece ser um passo atrás: abriu uma loja física no campus da Universidade de Seattle.
Os livros disponíveis na loja foram escolhidos com base na avaliação dos clientes, volume de vendas e recomendações de especialistas.
É interessante o fato de que os livros estão todos expostos de forma a exibir suas capas, ao invés da forma tradicional, 
onde apenas a lombada fica à vista. Segundo a empresa, a ideia é expor o trabalho dos autores, ao invés de procurar colocar na loja o maior número de obras; a loja tem cerca de 510 metros quadrados de área de vendas. 
A Amazon informa que os preços cobrados serão os mesmos dos comprados online, e que a rede de lojas físicas pode se expandir.
Embora a ideia não seja inédita, a iniciativa da Amazon gera ruído pelo tamanho da empresa. Em 2014, falando à EXAME,  discutíamos o caso da    Westwing, empresa alemã que vendia apenas pela Internet móveis e objetos de decoração e que abriu uma loja física no Brasil objetivando popularizar a categoria de casa e decoração na web. A estratégia, embora inédita na história da Westwing, não foi novidade no setor aqui no Brasil: o site brasileiro Oppa, por exemplo, investe em lojas físicas desde 2012.
As coisas se repetem nos ambientes empresarial e tecnológico.