sexta-feira, 20 de março de 2015

BEACONS - UMA FERRAMENTA PARA AUMENTAR AS VENDAS

Quando alguém olha os produtos expostos na vitrine de uma loja qualquer, esse comportamento geralmente não é percebido pelo lojista ou pelos vendedores; quase sempre a pessoa olha e vai embora – e é uma oportunidade de venda que se vai.
Dispositivos pouco maiores que uma caixa de fósforos podem reverter essa situação, dando ao lojista a possibilidade de tentar fechar negócios; conhecidos como beacons (farol, em inglês), esses dispositivos usualmente são fixados em paredes ou prateleiras da loja e conseguem identificar em que ponto da loja o consumidor está.
O beacon faz isso ao emitir sinais via bluetooth – se o smartphone captar esses sinais, tiver o aplicativo da loja e estiver com bluetooth  pode receber uma mensagem  do tipo “se você gostou desse sapato, temos uma oferta especial para você” – pode ser possível também alertar um vendedor para que aborde o cliente.

A movimentação do cliente dentro da loja, se monitorada por beacons, fornece informações que podem alterar a distribuição do produtos nas prateleiras e o layout das lojas, sempre procurando induzir o cliente a gastar mais, evidentemente.
No final de 2013, a Apple desenvolveu tecnologia que permite que seus iPhones comuniquem-se com beacons, aumentando o interesse pelo assunto. A cadeia de lojas de departamentos  Macy's instalou beacons em 800 lojas em 2014, e a expectativa é de que 85% dos 100 maiores varejistas americanos usem beacons em 2016.
Também no Brasil, o assunto começa a ser discutido. A Dafiti, empresa de comércio eletrônico de calçados e roupas, instalou beacons em nove pontos de São Paulo, dentre eles a Rua Oscar Freire e a Vila Madalena – sua ideia é poder enviar mensagens personalizadas aos clientes que passem por esses pontos. Redes de supermercados e empresas dos setores de alimentação e beleza estariam pensando em testar os beacons.

Mas há algumas barreiras a serem vencidas: é necessário que o app  da loja esteja instalado e o bluetooth ativado – muitos usuários não o ativam por elevar o consumo da bateria de seus smartphones. No entanto, talvez a maior das barreiras seja enviar notificações relevantes, pois se elas não forem adequadas, isso pode irritar o consumidor e afasta-lo da loja.