quarta-feira, 1 de maio de 2013

4G entra em operação comercial no Brasil


A nova tecnologia de quarta geração da telefonia móvel (4G), que permite velocidade de acesso à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já está sendo oferecida no Brasil. As operadoras de celular instalaram cerca de 3,5 mil antenas e investiram mais de 5 bilhões de reais em frequências e infraestrutura.
A prestação desses serviços  começa por São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Até 31 de dezembro deste ano,  os serviços devem chegar a   Cuiabá, Manaus e Natal. 
O cronograma da Anatel prevê a expansão, até maio de 2014,  para todas as capitais de estado e cidades com mais de 500 mil habitantes; a agência acredita que até dezembro deste ano haverá 4 milhões de usuários da nova tecnologia
Até o fim do ano, outras 6 mil antenas deverão ser instaladas nas cidades-sede da Copa do Mundo. Para cumprir as exigências de atendimento e diante de legislações municipais que ainda impõem barreiras à expansão da infraestrutura, as prestadoras iniciaram suas implantações utilizando sites existentes. 
A cobertura inicial, exigida pela agência reguladora, é de 50% da área urbana do município-sede. A prioridade será dada para os corredores de circulação dos moradores e turistas, como aeroportos, redondezas dos estádios, pontos turísticos e de grande concentração de pessoas, como os centros comerciais e empresariais das cidades. Em lugares onde o sinal de 4G ainda não estiver disponível, o telefone funcionará normalmente em 3G, segundo informa as operadoras móveis.
Para usar o serviço 4G, o consumidor terá que adquirir um aparelho também de quarta geração. Como no Brasil, a determinação da Anatel foi de que o 4G funcionasse na frequência de 2,5 GHz, os dispositivos também terão que ser específicos dessa frequência. O 4G no Brasil opera em frequência diferente dos aparelhos dos Estados Unidos, por exemplo, que usam a frequência de 700 MHz; em função disso, os preços dos aparelhos deverão ser bastante altos, ao menos numa fase inicial. 
O 3G, lançado no Brasil em 2007, levou três meses para alcançar 1 milhão de clientes e cerca de dois anos para chegar a 10 milhões. A diferença entre as duas tecnologias é que a 4G está sendo lançada no Brasil ao mesmo tempo em que chega a vários outros países do mundo. O 3G, por sua vez, quando chegou ao Brasil, já estava bastante difundido mundialmente.