domingo, 16 de dezembro de 2012

Tecnologia e viagens - o caso da decolar.com

Um dos ramos que mais se modificou com a aplicação da Tecnologia da Informação foi o das agências de viagens.
Muitos novos negócios surgiram aproveitando o potencial de TI; um desses casos é  o da DECOLAR.COM (www.decolar.com), que  começou a ser idealizada quando o argentino Roberto Souviron fazia seu mestrado em Administração na Duke University, nos Estados Unidos. Nesse período, Souviron viajou várias vezes entre os Estados Unidos e seu país, percebendo as vantagens de utilizar  a Internet para comprar suas passagens e fazer reservas de hotéis.
Percebendo que faltava  um serviço eficiente de viagens online para a América Latina, juntou-se a quatro colegas de curso e  começou a planejar uma empresa, pensada com a proposta de proporcionar serviços típicos de  agências de viagens, porém   através de acesso direto do cliente final ao seu site, oferecendo no instante da consulta as informações necessárias para que este pudesse planejar sua viagem e tomar  as providências relativas às reservas necessárias, sem sair de sua casa ou  escritório.
A viabilização do empreendimento dependia de grandes aportes financeiro. Depois de muito trabalhar para convencer investidores de que o projeto era uma grande ideia, eles conseguiram que a HTMF e o banco Merril Lynch investissem o necessário para começar a operação. Em agosto de 1999, em Miami, os jovens empreendedores fundaram a DESPEGAR.COM, que tinha como ambição reinventar a indústria turística da América Latina.
A empresa começou a operar em dezembro daquele ano; cerca de dois meses depois,  iniciou suas atividades  no Brasil com o nome de DECOLAR.COM, tendo se associado para isso a investidores brasileiros. Logo depois já operava em oito países latino americanos, e em  comprou sua maior rival, a mexicana  Viajo (www.viajo.com).   
Nos anos seguintes, seguiu crescendo, não se deixando porém seduzir pelo uso exclusivo da Internet: percebeu que muitos clientes pesquisavam preços e pacotes pela Internet, mas preferiam fechar negócio por telefone, e por essa razão instalou centrais  de atendimento em todos os países em que atua – essas centrais recebem quase 4 milhões de ligações por ano.
Essa e outras posturas, como garantir a devolução da diferença caso o cliente adquira um de seus produtos e depois encontre preços melhores, fazem com que  a empresa seja  a agência de viagens online líder absoluta na América Latina, operando em 20 países. Por meio de seu portal é possível reservar e comprar viagens em tempo real, a partir de uma  rede formada por mais de 750 companhias aéreas, 200 cruzeiros marítimos, 150 mil hotéis, 70 locadoras de veículos e milhares de pacotes turísticos nacionais e internacionais.  
A cada ano,   são realizadas mais de 20 milhões de consultas em toda a rede, cujo faturamento em 2010 foi de aproximadamente US$ 280 milhões, empregando cerca de mil pessoas.