segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

The BlackBerry, Trying to Avoid the Hall of Fallen Giants



Com o título acima, o NY Times publicou mais uma matéria tratando da difícil situação que vive a empresa canadense Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones e tablets BlackBerry – a matéria sai a propósito da substituição de seus co-CEO’s e fundadores da empresa por Thorsten Heins, já funcionário da RIM, onde ocupava a chefia de operações.
Heins disse ao NYT que a RIM fabrica os melhores dispositivos de comunicações do mundo, mas – e há sempre um mas, o mercado não acha isso: a companhia já teve mais da metade do mercado americano de smartphones e hoje tem apenas 10%; suas ações caíram 75% no último ano.
Segundo o jornal, há dois caminhos para salvar a RIM: melhorar significativamente seus produtos e/ou esperar que seus principais rivais, dentre eles  Apple, Google e  Microsoft deixem à RIM algumas migalhas do mercado, especialmente nos segmentos corporativos e de governos, que valorizam especialmente a segurança dos produtos RIM. A alternativa, seria a queda, passando a empresa a fazer parte do Hall dos Gigantes Caídos, mencionado no título da matéria, que lembra ter o   BlackBerry 957 auxiliado a encerrar a era dos pagers (bips, no Brasil).   
A matéria menciona alguns desses gigantes caídos, que vale a pena relembrar:


SONY WALKMAN (1979) – antes do Walkman, “personal audio” significava manter um radio portátil junto à orelha (às vezes utilizando um fone de ouvido extremamente rudimentar). O aparelho  ajudou a Sony a se tornar um dos líderes tecnológicos na década de 1980, entre outras coisas, relegando os LPs a um nicho de saudosistas - fitas magnéticas tornaram-se um must!  Em seguida, a Sony criou o Discman e os CDs, e sentindo-se cada vez mais confortável, não atentou para a chegada da Apple  e do iPod – deu no que deu.


PAGERS (1951) - atendiam principalmente pessoas que não trabalhavam em locais fixos: analistas de sistemas, médicos e outros (segundo o NYT, ajudaram muito a expandir os negócios dos traficantes de drogas).  Os primeiros bips mostravam apenas algarismos, tendo inclusive feito surgir um vocabulário numérico, com expressões como 911 (me ligue imediatamente) e 07734, o que parece  “hello” quando lido de cabeça para baixo. De repente, surge uma nova tecnologia: o celular. Não era mais necessário procurar um telefone para falar com as pessoas que nos haviam bipado! Pode-se adivinhar o resto da história do bip.
PALM PILOT (1997) – as agendas eletrônicas maravilharam o mundo. Em apenas um pequeno dispositivo era possível armazenar todos os nossos contatos, compromissos, notas etc. A tela era do tipo “touch screen” - uma canetinha chamada “stylus” tornava a navegação e a escrita fáceis; era possível adquirir software que rodava na máquina (correio eletrônico, planilha de cálculo etc.). Algumas versões puderam também ser utilizadas como telefones, mas no início de 2007 surgiu uma coisa chamada   iPhone e...
POLAROID (1948) - Edwin Land lançou nesse ano uma câmera fotográfica que, após fazer uma foto, imprimia-a imediatamente.  O sucesso foi enorme, e em 1980, a Polaroid estava vendendo quase 8 milhões de câmeras ao ano, apenas nos Estados Unidos, mais da metade das 15 milhões de máquinas vendidas naquele ano. Em 1985, ganhou uma briga na justiça contra a Kodak, que procurava viabilizar um produto concorrente, o que a tornou ainda mais forte. Mas teve pouco tempo para saborear a vitória: no final daquela década, as maquinas digitais, logo incorporadas aos celulares, levaram a Polaroid à quebra. 
ATARI 2600 (1977) – não foi o primeiro videogame, mas o trouxe aos lares e o incorporou à cultura popular – mais de 30 milhões foram vendidos, rodando games como Pong, Combat, Pitfall e Frogger. Ai popularizaram-se os PCs, com os quais as pessoas podiam jogar e fazer muito mais. A empresa, confiante na sua fama e força, insistiu no Atari, sem sucesso: em 1983, milhões de cartuchos e consoles teriam sido enterrados em um depósito de lixo no Novo México.   
Como dissemos em outro post, em tecnologia, erros de estratégia quase sempre são fatais.