terça-feira, 2 de agosto de 2011

Os bondes e os políticos


Hallidie testando sua invenção

Ao falarmos  em transporte urbano sobre trilhos, quase sempre lembramo-nos dos charmosos bondinhos, lá chamados "cable cars" que aparecem em quase todos os filmes ambientados em San Francisco.
Andrew Hallidie, que residia naquela cidade,   em um dia de 1869 viu  cavalos que puxavam um carro  escorregaram e cairem em uma rua calçada com paralelepípedos molhados - chicoteados pelo condutor,  acabaram morrendo.
Impressionado, Hallidie lembrou-se que seu pai havia patenteado um sistema baseado em cabos de aço, polias, pesos e contrapesos que facilitava a retirada de material cavado nas minas de ouro da Califórnia (vivia-se a Corrida do Ouro naquele estado), o que o levou a pensar se o mesmo sistema poderia ser adaptado para transporte de passageiros em uma cidade assentada sobre colinas, como é San Francisco.

Para tornar real sua idéia, criou a Clay Street Hill Railroad e construiu a primeira linha de bondinhos naquela cidade, que entrou em operação em agosto de 1873, tornando-se imediatamente um sucesso. O sistema foi tão  importante para a cidade, que em 1906, quando um grande terremoto destruiu San Francisco, havia quase 90 quilometros de linhas.

Nos dias atuais os bondes são um símbolo   daquela cidade, apesar dos esforços de políticos para substituirem o sistema por meios mais "modernos" - ônibus, cujos empresários em troca apoiavam aqueles políticos. A foto ao lado, mostra um dos bondes atuais e ao fundo a ilha de Alcatraz, com seu famoso presídio desativado - talvez fosse uma boa idéia reabri-lo para hospedar políticos com posturas similares aos de San Francisco.
Outra medida interessante envolvendo políticos e transporte público, foi sugerida por internautas chineses, que para evitar desastres como os ocorridos com trens bala naquele país em julho de 2011, propuseram que dois políticos obrigatoriamente viajassem nas primeiras e últimas poltronas de cada composição...