O Zhuhai Airshow de 2024, que está acontecendo entre os dias 12 e 17 de novembro, é um evento de grande importância para a indústria aeroespacial, reunindo empresas, forças armadas e entusiastas da aviação.
É uma das maiores feiras de aviação do mundo, e que pela primeira vez, teve uma área destinada especificamente aos drones.
No evento, a China apresentou o Jiu Tian, uma inovação que promete revolucionar a guerra moderna: o Jiu Tian é um gigantesco drone capaz de transportar e lançar um enxame de drones menores, tornando-o um verdadeiro porta-aviões (ou porta-drones) voador.
A tecnologia dos drones. que tem ganhado destaque na guerra entre Ucrânia e Rússia e nos conflitos do Oriente Médio, permite realizar tanto missões de reconhecimento quanto ataques aéreos - a versatilidade e o baixo custo dos drones estão mudando a forma como os conflitos estão sendo travados.
Diferente dos drones pequenos e leves que estamos acostumados a ver, o Jiu Tian é uma aeronave de grande porte, com peso máximo de decolagem ao redor de 10 toneladas.
Além de transportar drones menores, ele pode carregar outros tipos de cargas, inclusive bombas, ampliando suas possibilidades de uso.