Bluetooth é o nome de uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a transmissão de dados entre computadores, telefones celulares, câmeras digitais e outros dispositivos através de ondas de rádio – é algo muito comum em nosso dia a dia.
Foi desenvolvida por um consórcio formado por empresas como Ericsson, que iniciou o desenvolvimento da tecnologia em 1994, IBM, Toshiba, Nokia, Intel e outras. Jim Kardach, que era funcionário da Intel, propôs usar "Bluetooth" como nome provisório da tecnologia, até que um nome mais comercial fosse escolhido.
O nome refere-se ao apelido de Harald Gormsson, rei que unificou a região que hoje compreende a Dinamarca e a Noruega, um pouco antes do ano 1000; Jim Kardach esperava que o Bluetooth também unificasse os protocolos de comunicação. Harald era conhecido como “Harald Blåtand”, em inglês “Harold Bluetooth” e em português “Haroldo Dente Azul”.
As histórias sobre a origem do apelido de Harald variam; dizem que ele adorava mirtilos, pequenas frutas azuis e, ao come-las, ficava com os dentes dessa cor, mas não há nenhuma fonte para confirmar isso.
Uma explicação mais plausível é a possibilidade de ele ter um dente “azul”, na verdade escuro ou preto, provavelmente um dente ruim.
É um nome provisório que ‘colou’, mas Bluetooth acabou não se tornando um protocolo único de comunicação entre dispositivos eletrônicos, apesar de ser muito importante.