domingo, 18 de julho de 2021

HONG KONG E O DOXXING: MAIS PROBLEMAS PARA AS BIG TECHS



A expressão “doxxing” designa a ação de tornar públicas na Internet, sem autorização, informações pessoais de alguém.

O governo de Hong Kong pretende alterar a legislação acerca do doxxing, que passaria a prever sanções extremamente pesadas àqueles que o praticarem, incluindo empresas cujos serviços contribuírem para a disseminação dessas informações.

Há alguns dias, a Asia Internet Coalition, organização baseada em Cingapura, que reúne empresas como Apple, Facebook, Google e Twitter e que tem como objetivo fazer lobby junto a governos para atendimento aos interesses de seus membros, tornou pública uma carta enviada ao governo de Hong Kong na qual afirmava que seus associados, apesar de compreenderem as preocupações daquele governo, poderiam vir a deixar de operar em Hong Kong por temerem tornarem-se criminalmente responsáveis ​​por publicações feitas por seus usuários.

Em resposta à carta, o governo contestou as preocupações da coalizão, dizendo que a legislação proposta visa apenas combater abusos, sendo fortemente apoiada pela população. Disse também que pretende se reunir em breve com os membros da coalizão para entender melhor seus pontos de vista.

É mais uma dificuldade que as big techs vem enfrentando no terreno da manutenção da privacidade dos usuários de seus serviços.