domingo, 18 de outubro de 2020

YOUTUBE PROÍBE CONTEÚDOS RELACIONADOS A TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO

O YouTube  anunciou na quinta-feira (15) uma mudança em suas políticas de moderação passando a proibir conteúdos relacionados a teorias da conspiração que "justifiquem violência no mundo real". Para exemplificar as novas regras, a plataforma citou o grupo americano QAnon.

"A partir de hoje estamos expandindo nossas políticas sobre ódio e assédio para proibir conteúdos que são direcionados para um indivíduo ou grupo com teorias conspiratórias que foram utilizadas para justificar violência no mundo real", afirmou a empresa em um comunicado.

O YouTube revelou que antes mesmo das novas regras tinha eliminado dezenas de milhares de conteúdos e centenas de canais relacionados com o QAnon, "particularmente aqueles que ameaçam explicitamente a violência ou negam a existência de grandes eventos violentos".

Outras plataformas como o Facebook e o Twitter  já haviam tomado providências semelhantes recentemente.

As medidas tomadas pelo Facebook   foram mais duras, com a remoção de todos os perfis ligados ao movimento, mesmo que não possuam conteúdos violentos. 

Já o Twitter deixou de recomendar qualquert conteúdo ligado ao QAnon,   bloqueando links associados a esse movimento.

QAnon é um movimento conspiracionista norte-americano de extrema direita que apoia sem restrições o presidente Donald Trump, candidato à reeleição e que, segundo o movimento, é herói de uma batalha contra grupos satânicos. O grupo, no entanto, é considerado pelo FBI como uma ameaça terrorista em potencial.

Por trás dessa teoria da conspiração, esconde-se um   anônimo. Seu pseudônimo é a "Q", e  desde outubro de 2017,  publica nas redes mensagens  que revelariam informações confidenciais sobre a guerra secreta liderada por Donald Trump.