quinta-feira, 8 de outubro de 2020

CYBERSTALKING: UM CRIME CADA VEZ MAIS COMUM

O termo cyberstalking vem do inglês stalk, que significa “perseguir, caçar”, e consiste no uso de ferramentas tecnológicas para ameaçar alguém. 

É a versão virtual do stalking, comportamento que envolve perseguição ou ameaças contra uma pessoa, de modo repetitivo, seguindo a vítima em seus trajetos, aparecendo repentinamente em seu local de trabalho ou em sua casa, efetuando ligações telefônicas inconvenientes, deixando mensagens ou objetos pelos locais onde a vítima circula etc.

O cyberstalking, que vem se tornando cada vez mais comum, já preocupava o governo americano no final da década de 1990, época em que as redes sociais se popularizaram e passaram a ser utilizadas para essas práticas, que é considerada crime tanto naquele país como no Brasil, onde sua prática usualmente é enquadrada como crime de ameaça.

Agora, um caso desses, envolvendo uma grande empresa, chega à imprensa: quatro executivos do eBay, estão sendo processados por ameaças a um casal de blogueiros, que havia publicado uma nota acerca do alto salário de um deles. Podem ser condenados a até 5 anos de prisão e multados em até 250 mil dólares.

Além de telefonemas e mensagens ameaçadoras, públicas e privadas, os acusadores enviaram ao casal caixas com baratas e aranhas vivas e uma máscara representando uma cabeça de porco sangrenta, feita para o Halloween; tudo isso foi feito de forma anônima. Também enviaram material pornográfico a vizinhos do casal, simulando ter sido encomendado pelos blogueiros.

Além disso, estiveram nas proximidades da residência do casal, pretendendo instalar um rastreador GPS em seu carro; nessa ocasião, as vítimas acionaram a polícia, que identificou os cyberstalkers e os levou à justiça.

Quanto ao eBay, disse à imprensa que tão logo foi informado sobre o caso, iniciou suas próprias investigações e demitiu todos os envolvidos. Na justiça, os acusados devem admitir sua culpa, como forma de diminuir suas penas.

É importante a denúncia, apuração e punição desses crimes, pelos males que causam às suas vítimas.