quarta-feira, 26 de abril de 2017

TOYOTA INICIA TESTES COM CAMINHÃO MOVIDO A HIDROGÊNIO

A revista Quatro Rodas publicou recentemente matéria relatando testes que a Toyota vem realizando em parceria com a Kenworth, fabricante de caminhões pesados. A ideia básica é desenvolver um caminhão movido a hidrogênio.

O hidrogênio é, em tese, o combustível perfeito: não emite poluentes (seu uso gera apenas água), não precisa ser carregado por horas na tomada, seu reabastecimento é como o de um carro a gasolina e trabalha com motores elétricos, que geram bastante torque. O aspecto ambiental é bastante importante, pois nos países mais desenvolvidos o setor de transporte é um dos maiores geradores de gases ligados ao efeito estufa, além de consumir um recurso finito, o petróleo. Apesar dessas vantagens, sua aplicação prática como combustível pouco evoluiu desde que o conceito surgiu, em meados do século passado.

Tentando viabilizar o uso comercial dessa tecnologia, a Toyota criou o Projeto Portal, que pretende estudar a viabilidade de usar hidrogênio como combustível para grandes caminhões - o modelo que vem sendo usado nos estudos é o Kenworth T660No protótipo, a parte da cabine destinada ao leito foi ocupada por quatro tanques de hidrogênio sob alta pressão, de 40 quilos, e duas baterias de íons de lítio de 6 kWh.   São 670 cv e 135,1 mkgf de torque, números equivalentes ao dos motores diesel usado por caminhões deste porte.

Isso é suficiente   para percorrer 240 km com carga de 27,3 toneladas, ou 384 km com 16,3 t, pouco em relação ao um caminhão convencional:   com dois tanques de 120 litros um Kenworth percorre mais de 1.900 km sem reabastecer.  Outro problema, além da falta de qualquer tipo de infra-estrutura para o hidrogênio, o hidrogênio é caro. Embora seja o elemento mais abundante no universo, precisa-se de muita energia  para obtê-lo de forma a que possa ser usado como combustível. Talvez uma frota maior concentrada em determinadas rotas poderia viabilizar uma rede de abastecimento de veículos a hidrogênio.

Os vídeos abaixo mostram como o caminhão em teste acelera mais rapidamente que um caminhão convenciona, o que é importante em veículos desse tipo e também o processo de montagem do veículo. 


Por enquanto, o objetivo é provar que a tecnologia pode ser confiável para uso diário. A questão da autonomia deve ficar para depois.