domingo, 20 de novembro de 2016

IMAGINACTIVE, PENSANDO O FUTURO: A MOTO SEM PILOTO

Charles Bombardier é um engenheiro, membro da família que dirige a Bombardier, empresa que produz aviões e trens, entre outros produtos - é um grande concorrente da Embraer.

Desde 2013 Bombardier mantém a Imaginactive, uma ONG que pretende divulgar conceitos acerca de novos meios de transporte - o objetivo é, sem se preocupar com aspectos industriais e de custos, lançar ideias que possam, em suas palavras, "inspirar as novas gerações a sonhar, acreditar e construir os veículos do futuro". 


Recentemente, a Imaginactive divulgou o conceito da Brigade, uma motocicleta sem piloto que pode ser usada para fiscalização do trânsito, liberando policiais e outros responsáveis por esse trabalho para outras funções. 


A máquina carregaria câmeras, sensores, geradores de som e outros gadgets, e não “cairia” por dispor de um giroscópio. Patrulharia as ruas buscando coisas como veículos com licenciamento vencido e estacionamento em lugares proibidos; poderia produzir notificações de multa com imagem do veículo, encaminhando essas notificações por email ou outros meios.


Os motoristas de veículos trafegando em velocidade excessiva seriam alertados por sinais luminosos e sons emitidos  pela Brigade – se o motorista não reduzir a velocidade a polícia seria alertada para entrar em ação.
A imagem que ilustra este post foi produzida pelo desenhista industrial Ernesto Arndt, de Montreal.