terça-feira, 15 de julho de 2014

CRESCE A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Uma boa notícia: apesar das inúmeras dificuldades, inclusive a falta de preparo dos docentes, cresceu o número de professores de escolas públicas que utilizaram a internet durante as aulas; em 2013 46% dos mestres usaram essa tecnologia. O número representa crescimento de dez pontos percentuais em relação a 2012 e foi divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, na pesquisa “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação”.

O levantamento, feito com 994 escolas públicas e privadas de todo o país, revelou também que a velocidade de conexão com a internet é menor nas instituições públicas do que nas particulares. Os dados revelam que 43% das escolas particulares dispõem de internet com velocidade entre 5 e 10 mega. Por outro lado, entre as instituições públicas, 52% contam com conexão a internet de até 2 mega.
Entre os recursos educacionais mais usados pelos professores, estão imagens  (84%), textos (83%), questões de prova (73%), vídeos (74%), jogos (42%), apresentações prontas (41%), e programas e softwares educacionais (39%).
A coleta de dados desta quarta edição da pesquisa ocorreu entre setembro e dezembro de 2013. Foram entrevistados 939 diretores de escolas, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos.
De acordo com as informações, a sala de aula cresceu como local de uso do computador e da internet, mas o ambiente mais comum para o uso de computador ainda é a casa do estudante. Apenas 7% dos alunos da rede pública e 2% dos estudantes de escolas particulares disseram que acessam a internet, mais frequentemente, em suas escolas. A maioria usa a Internet com mais frequência em casa: 68% dos alunos de escola pública e 93% dos matriculados em escolas particulares.
Apesar da resistência de alguns, a tecnologia avança também nas escolas.