No último dia 30, o
Google anunciou que a partir de 30 de setembro o Orkut sairá do ar, dez anos
após ter sido lançado.
Embora ele tenha praticamente
caído no ostracismo, a notícia de sua
despedida gerou inúmeros comentários e debates em plataformas como Twitter e
Facebook – um grupo de brasileiros até chegou a criar um movimento para impedir
a morte do Orkut, que no entanto é inevitável – lembremo-nos que mais da metade
dos usuários dessa rede social estavam em nosso país.
O Orkut junta-se a outras redes sociais
que deixaram de existir, como o Friendster – é o que Schumpeter chamou de “destruição
criativa”: novas tecnologias surgem, matando outras (e com frequência empresas
que as detinham) – o Friendster foi substituído pelo Orkut, que foi substituído
pelo Facebook...
Assim, é de se esperar que, a qualquer
momento, surja algo que mate o Facebook –
isso é especialmente provável quando se trata de serviços virtuais.
É esperar para ver – pensando em
investir a longo prazo, eu não compraria ações do Facebook...