sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Lentes de contacto que medem os níveis de glicose

A Google anunciou nesta semana  que começou a testar um protótipo de lente de contato inteligente,  projetada para ajudar pacientes com diabetes.
O objetivo é medir os níveis de glicose nas lágrimas por meio de um mini sensor que transmite esses dados para um telefone via um minúsculo chip dotado de antena, wireless. Tanto o chip quanto o sensor estão incorporados às duas camadas de material que compõem a lente, que fazem a   leitura de glicose uma vez por segundo.
Embora estudos clínicos já tenham sido concluídos, o Google ainda está discutindo com a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) a possibilidade de comercializar a tecnologia. A empresa também está à procura de parceiros para ajudar levar a  lente ao  mercado; em seu blog oficial, a companhia disse que "ainda há muito trabalho pela frente para transformar essa tecnologia em um produto”.
A empresa já pesquisa novos desenvolvimentos, dentre eles,   integrar às lentes luzes LED que acendem para indicar vários níveis de glicose. Os documentos publicados no blog da empresa apontam que uma em cada 19 pessoas no planeta sofre de diabetes - e muitas  não testam seus níveis de glicose com frequência suficiente, porque os métodos para fazer isso são incômodos, caros ou dolorosos. Em 2035, 10% da população do mundo deverá estar sofrendo desse mal.
Esperamos que o produto esteja logo disponível.