quarta-feira, 26 de junho de 2013

50 ANOS DO MELHOR CARRO ESPORTE DO MUNDO

O 911 original
Muitos discordam, mais muitos concordam plenamente com o título deste post.
Mesmo não concordando, é impossível negar que o Porsche 911, agora cinquentão, é uma maravilha tecnológica sempre atual.
Em 1963 a Porsche, então uma empresa de pequeno porte e pouco conhecida fora dos círculos automobilísticos, lançou o 911, que é um exemplo clássico da vitória da evolução sobre a revolução: seu design e alguns conceitos básicos, como o motor traseiro, continuam os mesmos, embora o carro venha sendo constantemente melhorado.
Para superar os limites estabelecidos por esses
O 911 RSR
conceitos, a Porsche tornou o carro mais leve, deu-lhe turbos e aerofólios, contrariando o senso comum no sentido de que, na atualidade, carros desse tipo não mais teriam lugar no mercado. Confirmando isso, um 911 RSR venceu as 24 Horas de Le Mans, disputadas no último final de semana.
Mas a vida do 911 não foi fácil: batizado inicialmente 901, passou a ser chamado 911, pois a Peugeot foi à justiça afirmando ter o direito sobre os nomes de carros compostos por três algarismos com um zero no meio…
Com seu design tendo origem no Fusca (também projetado pela Porsche), o 911 tem pouquíssimas coisas que o caracterizam como um carro para uso diário: dois assentos traseiros muito pequenos e um minúsculo porta-malas dianteiro. Conceitualmente, as mudanças também foram poucas, dentre elas a dos anos 90, que fez com que seu motor passasse a ser refrigerado a água.
Muitos ainda se lembram do Karmann Ghia TC, fabricado no Brasil entre 1971 e 1975 (18 mil unidades vendidas) e que descaradamente copiava as linhas do 911. O TC morreu, mas tudo indica que o 911 ainda tem muita lenha para queimar…
O TC