sábado, 6 de outubro de 2012

Tablets não deverão substituir notebooks e smartphones, diz a Amcham

O aumento da popularidade dos tablets tem levado muita gente a afirmar que estes devem em breve substituir os notebooks e smartphones no mundo corporativo,  depois de conquistar as pessoas físicas.

Preocupada em saber se isso se confirmará, a Amcham – Câmara Americana de Comércio, fez uma sondagem acerca do assunto, ouvindo executivos de Tecnologia da Informação e  constatando que   67% deles afirmaram não perceber espaço para a substituição.

A pesquisa mostra que as empresas ainda estão divididas quanto à adesão aos tablets. Uma parcela de 27% dos consultados diz suas companhias já fazem uso desses dispositivos e os liberam para uso dos funcionários e outros 23% indicam que há planos nesse sentido considerando um horizonte de até dois anos. Por outro lado, segundo 41% dos ouvidos, o emprego dos tablets não está na mira de suas organizações.

O estudo da Amcham revela também que o acesso a tablets em ambiente corporativo está muito vinculado a alguns segmentos de atuação, principalmente o de vendas. Os executivos consideram que a ferramenta deve ser liberada principalmente para profissionais das áreas comercial (73%) e de comunicação e marketing (50%). Foram lembrados, com menor incidência,  as áreas de TI (27%), RH (23%), jurídica (23%) e financeira (18%).


Há ainda, entre os entrevistados pela Amcham, uma visão  de que os tablets devem ser acessíveis apenas aos níveis hierárquicos mais elevados nas organizações (diretores, gerentes e coordenadores). Foram 57% os que apontaram essa alternativa, ao passo que 38% defenderam que o uso independa de cargo.

Como dizemos com frequência, quem viver, verá...