terça-feira, 22 de maio de 2012

Tumblr - uma nova ferramenta

O Tumblr (lê-se tâmbler) é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e "diálogos". A maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, estando em uma categoria intermediária entre o Wordpress ou Blogger e o Twitter – segundo a empresa, o Tumblr acabará substituindo essas ferramentas (será?), especialmente pela facilidade de criar conteúdo a partir de smarphones e tablets. Está em https://www.tumblr.com/.

A ferramenta permite que os usuários sigam  outros usuários e vejam seus posts em seu painel (dashboard). Também é possível "gostar" (curtir ou favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs. O sistema   enfatiza a facilidade de uso.

O Tumblr   foi fundado em 2007 por David Karp e até fins de fevereiro de 2012 já hospedava 47 milhões de blogs e 18 bilhões de posts; é extremamente popular entre jovens – cerca de metade de seus usuários tem menos de 25 anos. Além disso, tem um índice de retenção (usuários que se cadastram e não abandonam o serviço) bastante maior que o Twitter

David Karp está no Brasil neste mês de maio de 2012, manifestando sua confiança no crescimento de seu produto em nosso país. Como sempre acontece em tecnologia, é preciso ver se os usuários gostarão e como reagião os concorrentes.