sexta-feira, 4 de março de 2011

MAINFRAMES: MORTE, ADAPTAÇÃO E RESSURREIÇÃO

No início dos anos 90 uma revolução agitava o mundo da informática. Ganhava força a arquitetura cliente-servidor e as redes se tornavam uma febre no mundo da informática corporativa.  
Os computadores de grande porte, os mainframes, e os profissionais a eles ligados, passavam a ser chamados “dinossauros”, pois a extinção dessas máquinas era tida como iminente. Muitos desses profissionais deixaram bons empregos por terem encontrado oportunidades (às vezes não tão boas) no mundo das redes. 

IBM System z10
 Em 1991, Stewart Alsop, à época diretor da InfoWorld, um importante periódico na área de informática, chegou a dizer que em 1996 o último mainframe seria desligado. No Brasil, o banco Bamerindus (hoje HSBC) iniciou um processo pioneiro (ao menos entre os grandes bancos) de substituição de seus mainframes pela nova arquitetura. 
O Bamerindus voltou atrás depois de perder muitos milhões de dólares no processo (o que ajudou o banco a quebrar logo depois) e Alsop, hoje um “venture capitalist”,  também vê suas previsões não se concretizarem: a IBM lançou recentemente no Brasil seu novo  mainframe, o System z10. Registre-se que o Brasil é o terceiro mercado para mainframes, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha.             

O alvo do produto não são apenas as empresas que têm suas estruturas de processamento de dados baseadas em mainframes, como as instituições financeiras, empresas de internet e grandes varejistas, mas também as empresas que buscam mais eficiência no uso de energia e estão em processo de consolidação de servidores, ou seja, substituindo diversos servidores de menor porte por um mainframe que atua também como servidor. A própria IBM iniciou há dois anos seu processo de consolidação, no qual 3.900 máquinas estão sendo substituídas por 30 mainframes. Nos próximos cinco anos, segundo o Gartner Group, 70% das mil maiores empresas do mundo farão modificações como essa.
Segundo a IBM, apesar do custo de aquisição de mainframes ainda ser alto, o retorno financeiro ocorre num período estimado entre dois e cinco anos; além disso, em relação aos servidores mais usados, o System z10 apresenta um custo com energia e um consumo de espaço físico 85% menores, sendo a capacidade de processamento de uma máquina z10 “top de linha” equivalente à de aproximadamente 1.500 servidores de plataforma baixa comuns. Os custos de operação e administração de equipamentos também tendem a ser menores. 
A morte do mainframe é mais um exemplo de profecia equivocada na área de tecnologia, assim como foram as das mortes do rádio e do cinema substituídos pela TV e das ferrovias substituídas pelos carros, caminhões e aviões. Neste momento, anunciam a morte da mídia impressa, a ser substituída pela Web.  
E quais são os pontos comuns entre as tecnologias sobreviventes? Não apenas a existência de alguma vantagem não totalmente suplantada pela tecnologia substituta, mas a necessidade de as empresas que as fornecem e/ou utilizam adotarem novos modelos de negócio e o medo de abandonarem uma massa de usuários leais e de parceiros de negócio confiáveis. Além e acima destas, a capacidade de adaptação.  
Segundo artigo recentemente publicado pelo New York Times, essas profecias normalmente superestimam a importância dos aspectos técnicos das novidades, deixando de lados fatores relativos ao ambiente de negócios propriamente dito, cujos interesses acabam favorecendo a evolução e não a revolução tecnológica. Em termos práticos, as empresas querem máquinas que cumpram suas missões a custos adequados, não importando se são ou não a última moda em termos de tecnologia.  
O historiador John Steele Gordon, diz que esse processo é similar ao observado na natureza: algumas espécies desaparecem em função de problemas ambientais, como os dinossauros, mas milhares de outros répteis sobreviveram e evoluíram adaptando-se às mudanças ambientais.   
Na área de tecnologia, o rádio é um exemplo de sobrevivência pela adaptação. Deixou de ser o aparelho ao redor dos quais as famílias se reuniam para ouvirem programas de variedades e novelas, para ser um fornecedor de entretenimento para períodos em que as pessoas estão trabalhando ou viajando de automóvel, bem como um prestador de serviços de utilidade pública, fornecendo notícias, previsão do tempo etc., tornando-se o que Paul Saffo, um estudioso do futuro na área de tecnologia, chama de “audio wallpaper”.  
Alterações no ambiente de negócio podem inclusive revitalizar tecnologias decadentes, como vem ocorrendo como as ferrovias, que voltam a se expandir quantitativa e qualitativamente em função dos custos de combustível, excesso de automóveis nas cidades, demoras em aeroportos etc.  
Voltando ao mainframe: ele é um caso clássico de sobrevivência garantida por um processo de revitalização: novos e mais baratos microprocessadores, maior versatilidade em termos de software etc., levaram a permitir que ele assuma novas funções além das que lhe eram atribuídas, passando, por exemplo, a rodar sistemas Web.
Encerrando: no mundo da tecnologia a capacidade de adaptação é fundamental para a sobrevivência e a adesão cega às novidades pode ser perigosa para as empresas e para os profissionais que a praticarem. Charles Darwin tinha razão ao dizer que não é o mais forte ou o mais inteligente que sobrevive, e sim, o mais adaptável.