domingo, 18 de agosto de 2024

BOEING 747: UM BEBERRÃO?



Um dos maiores jatos comerciais em operação, o Boeing 747, dependendo do modelo, pode carregar entre 183.000 e 238.000 litros de combustível.

Tudo isso é armazenado em dois tanques nas asas e um tanque central.

Em altitude e velocidade de cruzeiro, o 747 consome cerca de 14 mil litros por hora.

De qualquer forma, considerando que o avião leva, também dependendo da configuração, cerca de 500 passageiros a 800 km/h, o 747 não deve ser considerado um "beberrão".

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

"UNDRESSING" - MAIS UM PERIGO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Vem aumentando rapidamente o número de sites que permitem o "undressing", o seja, a partir da foto de uma pessoa vestida
normalmente, geram imagens fake dessa pessoa totalmente nua - os usuários desses sites podem ser completamente leigos em termos de tecnologia da informação.


O uso dessas ferramentas, que são baseadas em inteligência artificial,  pode gerar enormes prejuízos às vítimas e suas famílias, especialmente do ponto de vista psicológico, de reputação, e, até mesmo, de ordem financeira. 


Para se ter uma ideia do número de sites desse tipo que estão no ar, apenas na cidade de San Francisco a justiça está processando 16 deles, procurando, caso não seja possível bani-los, tornar seu uso arriscado.  

domingo, 11 de agosto de 2024

Motorola StarTAC: um marco na história da telefonia móvel

O Motorola StarTAC foi um marco na história da
telefonia móvel.

Lançado em 1996, foi o primeiro celular com formato flip, aqueles que se abrem como uma concha  e que estão voltando à moda.

Uma das causas de seu sucesso foi o design inovador: compacto e leve, inspirado nos comunicadores da série Star Trek, tornou-se  um objeto de desejo.

Ter um StarTAC era sinônimo de modernidade e status; tornou-se um ícone, aparecendo em diversos filmes e programas de TV. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

INTEL EM GRAVES DIFICULDADES

A Intel é uma das maiores empresas de 
tecnologia do mundo, conhecida principalmente por seus processadores.

Fundada em 1968, a Intel revolucionou a indústria da computação com a criação do primeiro microprocessador comercial.

Agora, vem enfrentado grandes dificuldades, inclusive financeiras: suas CPUs Raptor Lake que equipam PCs vem apresentando problemas, seus rivais vem tomando parte de seu mercado, acionistas estão processando a empresa alegando que a mesma não divulgou informações corretas acerca de sua situação, demitiu milhares de funcionários e a Moody rebaixou sua classificação em termos de capacidade de cumprimento de suas obrigações financeiras.

A situação chegou a tal ponto que o portal TechSpot comparou o CEO da empresa, Pat Gelsinger, ao capitão do Titanic.

É triste ver uma empresa desse porte, pioneira, chegar a essa situação, que talvez seja irreversível.




quinta-feira, 8 de agosto de 2024

AIRBUS A380 - O MAIOR JATO DE PASSAGEIROS JÁ CONSTRUIDO

O Airbus A380 pode transportar até 853 passageiros em seus dois decks, a uma velocidade máxima de 970 km/h.

O primeiro exemplar construído foi entregue à Singapore Airlines em 2007 - na época, a fabricante recebeu  uma enxurrada de pedidos, mas logo ficou claro que a maioria das companhias aéreas simplesmente não conseguia justificar a compra de um avião tão grande, e assim a demanda caiu rapidamente.

A Emirates foi o maior cliente do A380, tendo comprado mais de 120 unidades, mas a maioria das outras companhias aéreas adquiriu apenas alguns para atender às suas rotas mais populares.

Em 2019  a produção do A380 foi suspensa, já que a demanda simplesmente não era suficiente para manter a linha de produção em operação. 

A maioria das companhias aéreas preferiu os  A350, que pode transportar até 440 passageiros, mas que tendo apenas duas turbinas,  é consideravelmente mais barato de operar. 

Muitos A380 foram aposentados na época da pandemia, mas com o boom das viagens pós-pandemia, alguns estão  retornando ao serviço e devem permanecer nos céus pela próxima década ou além.



segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Alemanha responsabiliza a China por ataque cibernético




As tensões em torno da espionagem chinesa contra países ocidentais aumentaram nos últimos meses, especialmente após a prisão, em abril, de um funcionário do Parlamento Europeu, acusado de espionagem em favor da China.

Agora, a Alemanha acusa a China de ter sido responsável por um ciberataque desfechado em 2021 contra o organismo federal de cartografia e geodesia, o Bundesamt für Kartographie und Geodäsie (BKG), com fins de espionagem e convocou o embaixador de Pequim em Berlim para apresentar uma queixa.

A BKG desempenha um papel importante para várias organizações públicas e privadas, em especial em pontos críticos como infraestrutura, planejamento, navegação e em áreas científicas.

Os serviços de segurança alemães acreditam que a China intensificará ainda mais suas atividades de espionagem, e se preparam para combater essas atividades.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: SERÁ QUE ESTAMOS VENDO O CRESCIMENTO DE UMA BOLHA?

Os gigantes da tecnologia, como Microsoft, Alphabet, Meta e Amazon, investiram cerca de US$ 106 bilhões no desenvolvimento de inteligência artificial nos primeiros seis meses deste ano.

Fontes do mercado preveem que esse valor ainda vai aumentar: até o final do ano pode dobrar e chegar a 1 trilhão de dólares em cinco anos.

Segundo o jornal Financial Times, esses dispêndios devem continuar aumentando, mesmo com o crescente ceticismo de Wall Street acerca do retorno desses investimentos.

Esse ceticismo, aliás, tem influenciado negativamente o desempenho das bolsas nos últimos dias, havendo alguns que perguntam se estamos vivendo uma nova bolha, que ao explodir provocará muitos estragos.