quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

CUIDADO COM O GOLPE DA TAREFA OU DA RENDA EXTRA

A criatividade dos criminosos é enorme: vem crescendo rapidamente o número de pessoas que cai no golpe da tarefa.

Primeiro, uma falsa empresa entra em contato propondo renda extra, focada em marketing digital e oferecendo valores que podem chegar a R$ 350 por dia.

Caso a vítima demonstre interesse pela proposta, ela é orientada a responder uma pesquisa e passar uma chave Pix para receber os valores pelo trabalho. 

Para dar aspecto de veracidade ao golpe, os criminosos criam grupos com pessoas que teriam tido resultados positivos com essa experiência.

Dentro desses grupos, as tarefas são passadas. Elas variam desde curtir publicações em plataformas de venda até assistir vídeos. Em troca, depósitos de valores baixos são feitos, gerando confiança na vítima.

Contudo, os golpistas passam a sugerir tarefas pagas, onde a vítima precisa fazer uma transferência via Pix para continuar participando dos chamados desafios, com valores que são maiores. 

Após a realização da transferência, as vítimas são excluídas do grupo e bloqueadas pelos golpistas, que simplesmente desaparecem.

Devemos ficar muito atentos para ofertas como essas e   jamais realizar Pix ou transferências para esses tipos de solicitação.