A frequência com que aplicativos precisam ser atualizados pode gerar
erros, que por sua vez podem gerar tragédias.
Recentemente aconteceu mais um desses erros, que se não gerou tragédia,
gerou prejuízos: passageiros que compraram passagens da All Nippon Airways
(ANA) pagaram por elas preços baixíssimos, para viajar de primeira classe ou
executiva.
Pelo menos um passageiro pagou US$ 890 por uma viagem de ida e volta em
primeira classe de Jacarta ao Caribe, via Tóquio e Nova York. Essa passagem
normalmente custaria cerca de 20 vezes
esse valor.
Outras passagens em classe executiva, saindo de Jacarta e indo a Cingapura, Tóquio e Nova York, com volta a
Jacarta, que normalmente custariam US$ 10 mil, foram oferecidas no site por US$
300. Passagens de ida e volta partindo de Jacarta para Honolulu via Tóquio, sairam
por US$ 550, quando o preço normal seria US$ 8.200.
A ANA disse que uma falha na atualização de seu site
baseado no Vietnã gerou erros de conversão de moedas, dando origem às pechinchas.
A empresa não informou quantos passageiros
conseguiram comprar passagens mais baratas, antes de o erro ser corrigido.
Em um primeiro momento, a ANA disse que honraria as compras feitas a preços menores,
mas informações posteriores dão conta que em breve a empresa tomará uma decisão
final sobre o assunto, o que sugere terem sido muitos os casos de compras por
valores errados.
Esses contratempos às vezes ocorrem:
há cerca de quatro anos, a Cathay Pacific errou duas vezes em questão de semanas,
vendendo assentos de primeira classe por um décimo do preço normal. A companhia
aérea, que tem sede em Hong Kong, honrou as reservas.
No entanto, às vezes podem acontecer falhas em sentido contrário, como o
caso de um passageiro que usou o site da British Airways para comprar passagens
para uma viagem de férias com a família e recebeu uma conta de mais de US$ 4 milhões,quando o valor correto estaria
ao redor de US$ 20 mil.
A rotina induz ao relaxamento, e a adoção de técnicas para a prevenção de falhas
humanas em processos de qualquer tipo é muito importante.