Já há algum tempo ouve-se falar em
robôs sendo testados como barmen e pizzaioli, mas ao que parece, não há casos
de uso intensivo dessas máquinas na execução desses trabalhos.
Talvez agora isso se torne realidade:
a Chipotle, uma cadeia que vende comida mexicana em mais de dois mil locais dos
Estados Unidos e Europa, anuncia que vai testar um robô em um de seus
restaurantes de Fountain Valley, na Califórnia, onde a máquina preparará
tortillas.
O robô, chamado Chippy, é fabricado
pela Miso Robotics e o feedback de clientes e funcionários ajudará a empresa a
decidir sobre sua utilização em outros restaurantes da rede.
Mais tecnologia poderá ser aplicada
em outras áreas dos restaurantes Chipotle: está sendo testado um sistema de
cozimento baseado em demanda, que usa inteligência artificial para dizer aos
funcionários o que e quando cozinhar, com base nas previsões do que será
consumido, de forma a garantir que comida recém preparada esteja disponível
para atender os clientes rapidamente. Trata-se de um projeto piloto em
andamento em oito restaurantes do condado de Orange, Califórnia.
Há também novidades para uso direto
pelos clientes: o Chipotle App avisa-os quando seus pedidos estiverem
prontos, lembra-os de escanearem seus códigos de cashback e alerta-os caso
tenham se dirigido a um local de retirada errado. Essas novidades estão sendo
testadas em 73 restaurantes de Cleveland, Ohio.
Esses projetos são oportunos, pois
podem vir a acelerar o atendimento, usualmente algo importante para os clientes
de fast food. Apesar de poderem vir a diminuir o número de empregados nos
restaurantes, elas chegam em um momento em que
o varejo americano continua
lutando com a escassez de funcionários.