quarta-feira, 11 de novembro de 2020

TOP 10 EMERGING TECHNOLOGIES OF 2020



A revista Scientific American publicou uma lista daquelas que considera as mais importantes tecnologias emergentes deste ano de 2020. 

A revista diz que se alguns dos muitos milhares de voluntários  necessários para testar vacinas contra o coronavírus pudessem ter sido substituídos por réplicas digitais  - uma das dez principais tecnologias emergentes deste ano - as vacinas poderiam ter sido desenvolvidas ainda mais rapidamente, salvando milhares de vidas. 

Em breve, os testes clínicos virtuais poderão se tornar uma realidade para testar novas vacinas e terapias. 

Outras tecnologias da lista podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa, viabilizando aviões elétricos e permitindo que a luz solar impulsione  a produção de produtos químicos. 

Com a computação “espacial”, os mundos digital e físico serão integrados de maneiras que vão além dos feitos da realidade virtual. 

Sensores ultrassensíveis que exploram processos quânticos definirão o cenário para aplicações como scanners cerebrais vestíveis e veículos que podem "ver" o que está se aproximando nas próximas esquinas. 

Essas e outras tecnologias emergentes foram escolhidas por um grupo internacional de especialistas, convocado pela Scientific American e o Fórum Econômico Mundial, que estudou cerca de 75 indicações. 

As tecnologias escolhidas foram as que tem  o potencial de estimular o progresso nas sociedades e economias, superando as formas estabelecidas de fazer as coisas. 

Elas também precisam ser novas, não estando em uso atualmente, e provavelmente terão um grande impacto nos próximos três a cinco anos.

As tecnologias escolhidas são listadas a seguir, com links para acesso a mais detalhes: